A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vem aí a 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo







A 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre os dias 23 de outubro e 5 de novembro, marca 25 anos de independência do festival. Criada em 1977 como parte das comemorações dos 30 anos de fundação do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – ao qual estava ligada –, passou a ser realizada de forma independente a partir de 1984. De lá pra cá, acumulou prestígio e sagrouse como o principal evento internacional de cinema do Brasil, graças à insistência do sírio naturalizado brasileiro, Leon Cakoff, e de sua mulher, Renata de Almeida, responsáveis pela organização e curadoria do evento.

Segundo Cakoff, a edição deste ano terá o mesmo formato das outras, já que o conceito que fez o sucesso da Mostra não muda: “Estamos sempre na busca de montar a melhor seleção para o público”. O curador compara: “É como entrar numa livraria. As pessoas vão a um festival para descobrir coisas, servir-se do banquete que está sendo oferecido. Depois, elas chegam a conclusões que eu nem havia pensado pela pressa que tive em selecionar o material. O que é legal nesse trabalho é que ele deixa de ser seu. Você é apenas o condutor de um processo”.

Nos meses que antecedem o festival, Cakoff costuma dormir pouco. Consome horas de seu tempo para ver os filmes que chegam ao seu escritório. Até o início de setembro, ele já havia recebido mais de 700 longas-metragens. Cakoff e Renata selecionam cerca de 300 filmes para a Mostra e garantem que assistem a todos os enviados, sem exceção, além dos que descobrem em suas pesquisas e nos festivais de cinema realizados mundo afora. “Não podemos correr o risco de perder uma grande obra. Mesmo quando não acho o começo do filme muito bom, vou até o fim. Nunca paro na metade, porque tenho que ter certeza absoluta do que estou selecionando”, revela Cakoff.

Durante a escolha, algumas cinematografias acabam se destacando. Uma das que têm chamado a atenção de Cakoff é a indiana. No ano passado, o longa Jodhaa Akbar (2008) ganhou o prêmio de público da Mostra. “Nunca tinha selecionado um filme de Bollywood e esse, particularmente, me encantou por falar, de forma deslumbrante, da questão da intolerância étnica”, diz o curador, revelando ter visto e adorado na noite anterior a esta entrevista para a Revista da Cultura o filme Delhi 6 (2009), de Rakesh Omprakash Mehra. “Esse com certeza estará na seleção deste ano.”

A seleção final do evento é fechada somente dez dias antes do início, mas algumas das obras já estão confirmadas, como as retrospectivas do cineasta grego Theo Angelopoulos – autor de filmes como O passo suspenso da cegonha (1991) e Um olhar a cada dia (1995) –, e do produtor e diretor italiano Gian Vittorio Baldi, pouco conhecido no Brasil, mas responsável pela produção de alguns dos principais filmes de Pier Paolo Pasolini, como Notas para uma Oréstia africana (1969). Além disso, a Mostra trará Cinzas e sangue, filme que marca a estreia da diva do cinema francês Fanny Ardant como realizadora.

A cada edição, Cakoff convida um artista para elaborar o cartaz da Mostra. Na 33ª, os convidados foram Otávio e Gustavo Pandolfo – os renomados grafiteiros mais conhecidos como Os Gêmeos. Neste ano será conferido também, pela primeira vez, o Prêmio Itamaraty de Cinema Brasileiro, que existe desde 2006, mas, até agora, era concedido durante o Festival de Brasília. ©
Artigo publicado na Revista da Cultura

Pérolas do SacundinBenBlog - Marcel Cruz

Sim, conheci esse figurinha através dos Kavernistas e fiquei fã de cara, sendo assim, me senti na obrigação de colocar seu único álbum solo lançado em 1974.
Infelizmente não tenho a ficha técnica do disco, o máximo que consegui foram as autorias das faixas que, segundo o que li, a maioria delas foram feitas especialmente para Edy.
O álbum conta com 13 faixas (14 com o bônus) onde desfilam compositores como Roberto e Erasmo Carlos (Claustrofobia), Gilberto Gil (Edyth Cooper), Caetano Veloso (O Conteúdo), Jorge Mautner (Olhos De Raposa), Getúlio Cortes (Coração Embalsamado), Moraes Moreira e Galvão (Para O Que Der Na Telha), Renato Piau e Sergio Natureza (Sweet Edy e Bem Entendido) e, entre outros, Lupicínio Rodrigues (Esses Moços).
Os arranjos são excelentes com várias citações de outras músicas, muuuito bom! O volume segue uma linha bastante eclética, que vai do samba-canção ao roquenrol, passando pelo mambo e pelo tango. Falando nisso, vou abrir um parênteses aqui, Edy talvez tenha sido um dos primeiros a misturar elementos de Maracatú com roquenrol, ver faixa bônus: "A Bem Da Verdade", mistura essa que só aconteceria pra valer 20 anos depois com o movimento do manguebeat.
Eu poderia falar um monte de coisas a respeito da carreira de Edy, mas isso seria repetir o que já foi dito e encher linguiça, para quem interessar deixei logo abaixo o link de uma entrevista com Edy. Nada melhor do que o próprio artista pra falar de si e de sua carreira. É isso aí Edy!

"...Eu sou divino, eu sou maravilhoso, e sou danado de gostoso e quem quiser venha provar... eu sou... Eeeedy Star!"

Marcel Cruz do blog SacundinBenBlog

E você... O que fez para salvar o mundo hoje?

Você acordou, escovou os dentes com a sua super pasta branqueadora, bebeu e comeu de uma forma light, e vai trabalhar com a sensação de dever cumprido.
Paga impostos, e estes devem estar indo para o lugar certo: sensação de tranquilidade sem gordura trans.

Quando começamos a pensar em “Solução para todos os problemas do mundo”, estávamos cientes de que se tratava de uma incógnita para não ser resolvida, que seria como um grande vômito do que havíamos consumido sem precisar. Consumimos muito mais do que precisamos, e estamos longe de solucionarmos os nossos problemas básicos, pois estamos envolvidos demais com problemas periféricos a nossa real necessidade; refletimos sobre a violência no país sob a visão de algum jornalista, compramos opiniões fáceis para, enfim, sermos vulneráveis à oferta da sandália modelo verão.

Se este texto tivesse trilha sonora, ela seria cantada por Gal Costa: "Você diz a verdade e a verdade é seu dom de iludir". Se nós o transportamos a uma realidade paralela, nós temos o dom de iludir. Refletimos o quanto é fácil vender verdades e o quão difícil é encontrar uma (será que ela existe?). Para salvar o mundo, você primeiro tem que salvar o seu. Criar sua ilusão. Descobrir a sua verdade.
FICHA TÉCNICA
Concepção: Stéphany Mattanó.
Pesquisadores: Cândida Monte, Neto Machado, Stéphany Mattanó.
Iluminação: Fábia Regina.
Produção: SELO - gestão e produção cultural.
FAIXA ETÁRIA: Livre
Duração do espetáculo: 40 minutos

Depois de passar por Portugal, França e pelos principais festivais do Brasil, o espetáculo Solução para todos os problemas do mundo volta a Curitiba para uma curta temporada:
EVENTO: Circuito Cultural SESI - Teatro Guaíra
DATA: 28/10/2009 a 01/11/2009
HORÁRIO: Quarta à Sábado às 20h00 / Domingo às 19h00
LOCAL: Teatro José Maria Santos (Rua 13 de Maio, 655) Curitiba
INGRESSO: Valor: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia*)

Sotto le Stelle - Carolina Bisacchi

Havia um tempo, em que ela trabalhava de noite. De madrugada. Fazia um daqueles trabalhos baratos e mal pagos. Do tipo em que se passa toda a jornada em pé, se deve sempre sorrir, servir e ser agradável. Afinal, o cliente tem que voltar! E além da longa jornada, que nunca terminava antes das três da madrugada (eu adoro essa palavra, porque só existe em português, em qualquer outro idioma eles falam "da noite"), ainda tinha o longo caminho de volta pra casa.
Quase 30 minutos, pedalando de bicicleta, numa via, quase rodovia. Escura, repleta de paisagens que mudavam e se misturavam: centro e cidade. De árvores que tocavam o céu, jardins, plantações, flores e latidos, que margeavam o caminho. Naquele tempo, quando reclamava, um amigo sempre dizia: - Você ainda vai sentir falta desta vereda, do sereno e deste horizonte sem fim. Mas ela na verdade não via a hora de aquele período acabar.
Hoje, sentada sozinha, no ônibus que pega na volta do trabalho pra casa, lembra com doçura daqueles momentos. Daquele céu, que não existe em lugar nenhum do mundo! Aquelas estrelas, que não só a acompanhavam, mas guiavam e iluminavam a sua volta pra casa e eram melhor companhia que qualquer MP3. Sem falar na Lua. Não importa a fase, era sempre enorme e plena de vida, de energia.
Tinha também o cheiro... das árvores, do ribeirinho que acompanhava o caminho, de diferentes tipos de folhas, flores. Do ar, que inexplicavelmente, era tocável. Era escuro, mas tinha uma claridade mágica, cândida. O silêncio, falava com ela, e no eco das batidas do seu coração, ela ouvia Deus. Sentia a grandiosidade daquela natureza perfeita, que já tinha sido tocada pelo homem, mas que na madrugada se tornava livre e selvagem.

O céu, o ar, a terra, pareciam tocar-se e transformar-se em uma única obra. E se ela pudesse voltar no tempo, ao invés de usar bicicleta, caminharia. E ainda, daria mais tempo, ao Criador e a si mesma, de desvendar a cada passo, o mundo “Sotto Le Stelle”.

Carolina Bisacchi

Evoé, Negra! Axé e qué Díos te bendiga! Gabriela Sandes

Conheci a voz de Mercedes, pela primeira vez, na canção: "Soy pan, soy paz, soy más", de Piero José.
Era 1990 e eu fazia intercâmbio cultural na Alemanha(!). Imaginem a quantos quilômetros de distância da América Latina, finalmente, me encontrei com La Negra. Mas, após o encontro, entendi que não havia distância alguma: ela estava dentro de mim, sempre esteve.
Com a amiga venezuelana Elymir, também de passagem por aquele inverno abissal e ininteligível para duas meninas sulamericanas cheias de sonhos tropicais, cantei essa música inúmeras vezes, com a mesma paixão que a letra e a voz de Mercedes evocavam:
"Soy agua, playa, cielo, casa blanca / Soy mar Atlántico, viento de América
Soy un montón de cosas santas / Mezcladas con cosas humanas
Cómo te explico? Cosas mundanas..."
19 anos se passaram, muitas coisas mudaram, mas sigo tão santa, humana e, sobretudo, mundana, como da primeira vez que ouvi essa canção. Ely, mesmo em Caracas, está sempre ao meu lado (salve a tecnologia digital - uma das boas mudanças dessas quase 2 décadas!).

"Vamos, decime, contame
Todo lo que a vos te está pasando ahora
Por que si no, cuando esta tu alma sola, llora
Hay que sacarlo todo afuera
Como la primavera
Nadie quiere que adentro algo se muera
Habla mirándose a los ojos Saca lo que se puede afuera
Para que adentro nazcan cosas nuevas"

Mercedes reina absoluta, não somente na nossa memória, como também nas idéias e na forma de sentir o amor ao próximo, defender a justiça, a solidariedade e a dignidade no continente latino-americano. E, principamente, na nossa maneira intensa de adorar a vida. Ou, como diria La Negra, "honrar la vida". Mas essa é outra canção e outra história... Por enquanto, uma pequena lembrança dessa intérprete "extra-ordinária":



Evoé, Negra! Axé e qué Díos te bendiga!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Importante! Brasil 2020

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Festival Internacional de Jornalismo de Ferrara

A terceira edição do Festival Internacional de Jornalismo de Ferrara, que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de outubro, teve abertura com o prêmio Anna Politkovskaja. O prêmio, que leva o nome da jornalista russa, assassinada em 2006 por razões políticas, foi criado para premiar jornalistas investigativos.
Politkovskaja foi assassinada em outubro de 2006, com vários tiros, no elevador do seu prédio em Moscou . No dia seguinte a sua morte, a polícia russa apreendeu um dossier (que ainda não tinha sido publicado) contendo toda a pesquisa realizada pela jornalista sobre as torturas que as forças de seguranças chechenas estavam praticando. Material altamente comprometedor para o Primeiro Ministro Ramzan Kadyrov e o sistema político checheno.

A primeira a receber o prêmio Ana Politkovskaja foi a jornalista mexicana Adela Navarro Bello, diretora do jornal semanal Zeta. Para a jornalista, a conquista deste prêmio foi de grande importância, segundo ela "este é um grande reconhecimento ao trabalho de uma jornalista que morreu por não esconder a verdade. Este momento significa um apoio internacional aos jornalistas investigativos, mostrando que eles não estão sozinhos". Adela Navarro Bello vive sob proteção, por ter recebido diversas ameaças do narcotráfico mexicano. Mais informações: http://festival.internazionale.it/

Jaciara Polese Rocha, Ferrara - Itália

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Gracias a la vida, gracias Mercedes!!!

Calou-se a voz de Mercedes Sosa - ficam as lembranças de sua força e decisão num dos momentos mais difíceis de nossa "ditadurizada" América Latina e suas belíssimas interpretações que popularizaram poetas ilustres como Neruda. Tristeza, lamento e também força e resistência, era o que nos transmitia "naqueles tempos".

Quem de nós não cantarolava "volver a los 17, despuès de vivir un siglo / es como decifrar signos sin ser sabio competente / volver a ser de repente tan fragil como un segundo/ volver a sentir profundo como un niño frente a Dios /eso es lo que siento yo en este instante fecundo..." Gracias a la vida, gracias Mercedes!!!

Miriam Vizentini, Baden - Suíça

sábado, 3 de outubro de 2009

Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas 2016

Lançado em julho, o filme para a candidatura do Rio de Janeiro como cidade-sede das Olimpíadas 2016 foi criado pela O2, com supervisão de Fernando Meirelles. Só o que consigo pensar é que, com essa fotografia e tratamento de imagem cinematográfico, quase qualquer cidade fica bonita.

(Carlos Merigo do site brainstorm9 )

Isso é talento publicitário! E o Lula ficará ainda mais na história, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Parabéns pelo trabalho de governo que conquistou isso. E o próximo presidente entra com a batata quente na mão... Preparar o País para os dois maiores eventos mundiais. O Brasil será o foco no mundo! Agora a corrida contra o tempo começa travando uma batalha contra a criminalidade e espero que o povo seja o beneficiado!

(Thaís Aguiar da Revista Íntegra)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um projeto interessante: Em Nápoles, turistas são orientados por ex-presidiários

A cidade de Nápoles, na Itália, lançou um projeto experimental chamado "Dentro-Fora", com a idéia de dar mais segurança e orientação aos turistas, que querem conhecer uma vizinhança não muito amigável.
O que o projeto traz de novo é que os guias turísticos são ex-presidiários. Eles prestam o serviço gratuito, onde gorjetas são desencorajadas pelo governo. Os novos guias adoraram a idéia e enxergam nesse tipo de trabalho uma alternativa para se reintegrar à sociedade e se afastar da tentação de voltar para o crime organizado. Numa reportagem, transmidida ontem pela SF1 (TV Suíça), um dos turistas é abordado e revela o desconhecimento do passado dos guias. Para o entrevistado a idéia é genial, e ele se sente, após saber disso, muito mais confiantes nos guias e nos trajetos que incluem os bairros mais perigosos da cidade.
Para os guias a felicidade está impressa em seus rostos e esperam que o projeto dê certo. Para eles reintegração precisa acontecer interiormente também e com isto a auto-confiança gera novos cidadãos!
Fonte: Revista Íntegra e Gerador de Conteúdo

Prisão de Polanski divide opinião pública - Geraldo Hoffmann - SwissInfo

A prisão do diretor de cinema franco-polonês Roman Polanski continua em destaque no noticiário internacional e divide a opinião pública, inclusive o meio artístico.
O ministro suíço do Interior, Pascal Couchepin, também responsável pela área da cultura, diz que Polanski é um "excelente artista". A ministra da Justiça foi informada com antecedência sobre a planejada prisão do cineasta.
Desde a detenção de Polanski, no último sábado (26/9), em Zurique, a pedido dos EUA, mais de cem representantes do mundo artístico assinaram uma petição internacional em favor de sua libertação imediata e condenando sua prisão.
"Mídia, personalidades e até políticos de alto escalão pedem veementemente sua libertação. Um cenário impensável – se o homem não se chamasse Roman Polanski", comenta o jornal alemão Welt.de, em sua versão eletrônica.
Quem tem nome e peso na indústria cinematográfica defende Polanski, mas há também vozes dissonantes dessa tendência geral em Zurique, Paris, Nova York, Los Angeles ou Varsóvia, conforme constata o jornal Tagesanzeiger.ch.
"Tenho uma filha de 13 anos. E se ela sofresse violência, nada seria como antes, também não 30 anos depois", disse o diretor francês Luc Besson. "Existe apenas uma justiça e esta deveria ser a mesma para todos", completou Besson, conforme noticia o diário de Zurique.

Polônia, França e EUA

Segundo a emissora de televisão norte-americana ABC News, até mesmo na Polônia, onde Polanski é um herói, apenas 25% dos entrevistados em uma pesquisa de opinião pública disseram que...
ele não deveria ser processado.
Na França, onde também houve fortes críticas à prisão do cineasta, 70% dos entrevistados em uma sondagem do jornal Le Figaro defenderam um processo contra o diretor franco-polonês.
Segundo a correspondente da swissinfo.ch em Nova Iorque, ao contrário de várias estrelas de Hollywood, como Martin Scorsese, David Lynch ou Woody Allen, que assinaram uma petição internacional pela libertação de Polanski, de uma forma geral, o pedido de prisão causa menos indignação nos EUA do que na Europa.


"Excelente artista"


Segundo o diário suíço Le Matin, o cineasta franco-polonês encontra-se em uma "cela rudimentar, com uma mesa, uma cama, um armário, um lavabo, um banheiro e uma televisão, e recebe cinco francos por dia". O nome da prisão não foi revelado.
"Nós nos encontramos com ele em sua cela", disse o cônsul da Polônia em Berna, Marek Wieruszewski, ao diário de Lausanne. "Ele nos disse não faltava nada e que o tratavam bem, o que não significa que esteja feliz com a situação", acrescentou.
O ministro suíço do Interior, Pascal Couchepin, que também é responsável pela Secretaria Federal de Cultura, disse que defende plenamente o Estado de Direito. "Trata-se de uma questão de Direito e não de cortesia", disse em entrevista coletiva à imprensa, ao comentar o caso Polanski.
"Considero Polanski um excelente artista. Mas, como ministro da Cultura, defendo em primeira linha as tarefas do Estado", disse Couchepin, segundo informou a agência de notícias SDA.
Também o ministro dos Transportes e das Comunicações, Moritz Leuenberger, manifestou-se sobre o caso. "O fato de se tratar de um artista não justifica as atuais irritações. Pois em um Estado de Direito a lei é igual para todos - não importando tratar-se de banqueiros, trabalhadores ou artistas", disse durante uma conferência sobre Turismo em Lugano (sul do país).

Ministra estava informada

A ministra da Justiça, Eveline Widmer-Schlumpf, declarou que foi informada "excepcionalmente com antecedência", na última sexta-feira, pela Secretaria Federal de Justiça, sobre a planejada prisão, consumada no sábado.
"A Secretaria Federal fez uma exceção porque reconheceu que se tratava de um caso especial que desencadearia reações no nível político", disse Widmer-Schlumpf ao jornal Neue Zürcher Zeitung, na edição desta quarta-feira.
Segundo ela, independentemente disso, o processo policial-jurídico teve sequência. "Não há espaço para influência política em processos desse tipo uma vez que estejam em andamento", disse a ministra.
Ela defendeu repetidamente a ação das autoridades suíças. Segundo a ministra, a Suíça esperaria a mesma coisa das autoridades de qualquer país, se houvesse um mandado de prisão válido, como existe contra Roman Polanski, desde o final dos anos de 1970 na Califórnia, por abuso de uma menor de 13 anos.
Segundo o jornal New York Times, o influente advogado norte-americano Reid Weingarten, teria sido contratado para a equipe de defesa de Polanski nos EUA. Ele iria tentar barrar o pedido de extradição norte-americano antes que este chegue às autoridades suíças.

O crime

O crime pelo qual Polanski é acusado ocorreu em 1977. Aos 44 anos, o cineasta havia convidado uma jovem de 13 anos, Samantha Geimer, para uma sessão de fotos para a revista Vogue, na residência do ator Jack Nicholson, em Los Angeles. Segundo os autos, o diretor deu à menina champanhe e tranquilizantes, antes de pedir que tirasse suas roupas. Em uma piscina, os dois completaram o ato sexual. Posteriormente Geimer declarou que teve medo do cineasta e por isso se sujeitou ao seu assédio.O cineasta contestou, na época, a versão da menina, mas confessou ter tido relações sexuais com a menor de idade. Ele foi preso e liberado mediante pagamento de 2.500 dólares de fiança. Durante as investigações, Polanski foi detido novamente, dessa vez por 42 dias. Pouco depois, embarcou em um avião para Londres e depois para Paris, onde vive até hoje com sua esposa, a atriz Emannuelle Seigner. Ele nunca mais retornou aos EUA, nem para receber o Oscar em 2003 pelo filme "O Pianista". Polanski foi preso no último sábado (26/9), quando desembarcou no aeroporto de Zurique para ser homenageado por sua obra no Festival de Cinema local.



Geraldo Hoffmann, swissinfo.ch (com colaboração de Rita Emch) e agências