A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pérolas do SacundinBenBlog - Marcel Cruz

Sim, conheci esse figurinha através dos Kavernistas e fiquei fã de cara, sendo assim, me senti na obrigação de colocar seu único álbum solo lançado em 1974.
Infelizmente não tenho a ficha técnica do disco, o máximo que consegui foram as autorias das faixas que, segundo o que li, a maioria delas foram feitas especialmente para Edy.
O álbum conta com 13 faixas (14 com o bônus) onde desfilam compositores como Roberto e Erasmo Carlos (Claustrofobia), Gilberto Gil (Edyth Cooper), Caetano Veloso (O Conteúdo), Jorge Mautner (Olhos De Raposa), Getúlio Cortes (Coração Embalsamado), Moraes Moreira e Galvão (Para O Que Der Na Telha), Renato Piau e Sergio Natureza (Sweet Edy e Bem Entendido) e, entre outros, Lupicínio Rodrigues (Esses Moços).
Os arranjos são excelentes com várias citações de outras músicas, muuuito bom! O volume segue uma linha bastante eclética, que vai do samba-canção ao roquenrol, passando pelo mambo e pelo tango. Falando nisso, vou abrir um parênteses aqui, Edy talvez tenha sido um dos primeiros a misturar elementos de Maracatú com roquenrol, ver faixa bônus: "A Bem Da Verdade", mistura essa que só aconteceria pra valer 20 anos depois com o movimento do manguebeat.
Eu poderia falar um monte de coisas a respeito da carreira de Edy, mas isso seria repetir o que já foi dito e encher linguiça, para quem interessar deixei logo abaixo o link de uma entrevista com Edy. Nada melhor do que o próprio artista pra falar de si e de sua carreira. É isso aí Edy!

"...Eu sou divino, eu sou maravilhoso, e sou danado de gostoso e quem quiser venha provar... eu sou... Eeeedy Star!"

Marcel Cruz do blog SacundinBenBlog

Nenhum comentário: