A terceira edição do Festival Internacional de Jornalismo de Ferrara, que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de outubro, teve abertura com o prêmio Anna Politkovskaja. O prêmio, que leva o nome da jornalista russa, assassinada em 2006 por razões políticas, foi criado para premiar jornalistas investigativos.
Politkovskaja foi assassinada em outubro de 2006, com vários tiros, no elevador do seu prédio em Moscou . No dia seguinte a sua morte, a polícia russa apreendeu um dossier (que ainda não tinha sido publicado) contendo toda a pesquisa realizada pela jornalista sobre as torturas que as forças de seguranças chechenas estavam praticando. Material altamente comprometedor para o Primeiro Ministro Ramzan Kadyrov e o sistema político checheno.
A primeira a receber o prêmio Ana Politkovskaja foi a jornalista mexicana Adela Navarro Bello, diretora do jornal semanal Zeta. Para a jornalista, a conquista deste prêmio foi de grande importância, segundo ela "este é um grande reconhecimento ao trabalho de uma jornalista que morreu por não esconder a verdade. Este momento significa um apoio internacional aos jornalistas investigativos, mostrando que eles não estão sozinhos". Adela Navarro Bello vive sob proteção, por ter recebido diversas ameaças do narcotráfico mexicano. Mais informações: http://festival.internazionale.it/
Jaciara Polese Rocha, Ferrara - Itália
Nenhum comentário:
Postar um comentário