A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

segunda-feira, 7 de março de 2011

Uma homenagem às mulheres

Para homenagear a mulher, comecei a pensar nas nossas heroínas e desenterrei uma lista infindável de seres, que de uma forma ou outra, se destacaram e merecem louvor.

Não me perguntem porquê me surgiu logo Maria Quitéria. Vi uma ilustração que me lembrou a nossa Tarsila do Amaral. E a partir deste ponto, meu cérebro desencadeou uma série de nomes: Princesa Isabel, Luíza Erundina, Cora Coralina, Clarice Lispector, Irmã Dulce, Mãe Menininha, Rita Lee, Marina Silva, Sônia Braga, Maria Bethânia, Fernanda Montenegro, Ligia Fagundes Teles, Nara Leão, Cecília Meireles, Marta Supliciy (antes de ser política), Glória Maria, Marta do futebol, Hortênsia do basquete, Maria Clara Machado, Zélia Gattai, Lina Bo Bardi, Elis Regina, Dilma. A lista poderia seguir sem ponto final. Quanto mais eu organizava meu pensamento, mais mulheres apareciam: Dona Canô, Elke Maravilha, Chiquinha Gonzaga, Roberta Close, Bertha Lutz...

De repente, comecei a lembrar das pessoas comuns, das mulheres do meu entorno, que admirava. Percebi que, salvo a presença muito forte e marcante de alguns homens como meu pai, meu irmão, alguns tios e amigos, o meu universo é totalmente feminino. Foram as mulheres que me marcaram, que me ensinaram tanto. Minhas avós, minha mãe, minhas tias e primas, minha irmã, duas professoras da escola, minha primeira professora do jardim de infância, minhas melhores amigas, as melhores amigas da minha mãe, a senhora que trabalha na casa da minha tia... Cada uma dessas mulheres não só transmite com a sua vida e suas histórias, uma grande lição. Mais do que mestras, elas também sabem ser divertidas, vaidosas, profissionais, bons vivants, irreverentes, atrevidas. Enfim, mulheres....

Convido todas vocês leitoras a exercitar a mente e pensar em grandes mulheres que marcaram de alguma forma a sua vida, sejam elas famosas ou não. Após o ritual de reverência a cada uma que te tocou, que te formou, te fez crescer, brindemos no dia 8 às mulheres! Salve o ser feminino! Viva todas nós!

Cecilia Zugaib- Zurique, Suíça

*Imagem "Ghajar Persian Dancer" de LaDan Abosein, contribuição ao projeto "100 Women, 100 Artworks".

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com voce!Foram as mulheres ao meu redor, que tambèm me ajudaram a ser uma pessoa melhor comigo mesma e, principalmente com meus filhos. Lindo texto! Viva nos!