A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

segunda-feira, 7 de março de 2011

Edição Especial - Mulheres

Durante todo mês de março a Integra estará publicando textos de temática bem feminina.

Ainda que este não seja um blog de tendências feministas, o nosso grupo é essencialmente um grupo de mulheres, com exceção de um ou dois especialíssimos colaboradores do sexo masculino que esporadicamente escrevem com a gente ou nos emprestam textos de seus blogs. Portanto, não poderíamos deixar passar em branco este que é o mês mais feminino do ano, início da primavera, e marcado pelo dia internacional das mulheres no dia 8 de Março.

2011 marca o centésimo aniversário do Dia Internacional das Mulheres, comemorado oficialmente pela primeira vez em 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, após a sua criação, durante a reunião da Internacional Socialista no ano anterior. Mais de um milhão de mulheres e homens participaram de manifestações neste primeiro ano oficial de comemoração.

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em muitos países ao redor do mundo. É um dia em que as mulheres são reconhecidas por suas conquistas sem levar em conta as diferenças de nacionalidade, etnia, língua, cultura, economia ou política. Em 1975, durante o Ano Internacional das Mulheres, as Nações Unidas começaram a celebrar o Dia Internacional das Mulheres em 8 de março. Dois anos depois, em dezembro de 1977, a Assembléia Geral da ONU aprovou uma resolução proclamando um Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e Paz Internacional a ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados-Membros, em conformidade com as suas tradições históricas e nacionais. Com esta resolução, a ONU reconheceu o papel das mulheres nos esforços de paz e no desenvolvimento e clamou pelo fim da discriminação e pelo aumento do suporte à participação plena e igualitária das mulheres na sociedade .

Anualmente, no 8 de Março, milhares de eventos são realizados em todo o mundo para inspirar as mulheres e comemorar conquistas. Uma rede global de atividades locais ricas e criativas une mulheres de todo o mundo em demonstrações, comícios, shows, seminários e conferências, atividades governamentais, mercados de artesanato, performances teatrais, desfiles de moda
.

A imagem acima, da artista Arantxa Muñoz, do Marrocos, e várias das imagens usadas nesta edição, foram contribuições para a iniciativa "100 Women, 100 Artworks" criada pelo projeto "
The Global International Women's Day Women's Arts Initiative" para celebrar a habilidade criativa coletiva das mulheres e marcar os 100 anos de comemorações da data.

Dentro deste espírito, criamos esta edição especial da Integra, e gostaríamos também de dar a nossa pequena contribuição e celebrar a habilidade criativa coletiva de nós mulheres, reais, comuns, mães, esposas, irmãs, amigas, avós.

Boa leitura!

Cristina Pereira- Winterthur, Suíça

Nenhum comentário: