A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Revolução de Michael Pollan - Cris

Você já ouviu falar de Michael Pollan? Você se importa e reflete sobre o que come, se importa com a sua dieta, se interessa por nutrição e alimentação e seu impacto ambiental? Não. Então se preferir você pode passar direto para o próximo texto. Mas se você respondeu sim à segunda pergunta e não à primeira, esta vai ser a dica mais preciosa que você já recebeu, leia Michael Pollan! Se respondeu sim, eu tenho certeza que vai concordar comigo e já deve ter tentando convencer outras pessoas a ler.

"Conheci" Michael Pollan por acaso, em 2009 vi no Visual Bookshelf do Facebook o que um amigo estava lendo, e achei o título daquele livro tão atrativo "The Omnivorous Dilemma – A Natural History of Four Meals" (O dilema do onívoro - Uma história natural de quatro refeições), mas não comprei imediatamente. No fim do mesmo ano comprei uma Times, volume especial sobre as ideias e as pessoas mais influentes do ano, e lá estava Michael Pollan entre as dez personalidades mais influentes do mundo. Como uma curiosa nata não podia ficar sem saber que tão influentes ideias tinha este homem a oferecer. E foi então que resolvi comprar o seu livro mais badalado, o bestseller “The Omnivorous Dilemma” ... e a vida nunca mais foi a mesma depois deste livro, nem a minha forma de pensar sobre uma das mais elementares atividades humanas, se alimentar.

É difícil sintetizar um livro como este. De uma simples questão na primeira linha “O que vamos ter para o jantar?” o autor segue cada uma das três cadeias alimentares – a industrializada, a orgânica ou alternativa local e a produzida por suas próprias mãos (plantando, colhendo e caçando) – da fonte primária de cada ingrediente ao preparo da refeição, e no processo desenvolve uma das mais sólidas e inteligente teses sobre as inter-relações e implicações da forma de comer da sociedade moderna (em particular a Americana).

O livro não é só impressionante pelas informações e dados sobre a indústria alimentícia, agribusiness, e indústria dos orgânicos, mas o que mais me marcou foi a forma de escrever, elegante e empolgante ao mesmo tempo, a lucidez do raciocínio e argumentação e a perspectiva de Michael Pollan sobre assuntos que já muito estudei e pensei, mas que descobri ainda tinha muito a aprender (amo livros que me educam!). O livro não tem nada do sensacionalismo critico à industrialização e ao capitalismo, comum em tantos outros livros sobre o tema. Não é jornalismo denúncia. Nem uma defesa do vegetarianisnismo, ou denúncia aberta de maltrato aos animais que vão para a nossa mesa. Todos estes temas estão la, mas escritos com uma sutileza e profundidade, e uma argumentação demolidora. É impossível ser indiferente ao que ele escreve e não se surpreender com certas perspectivas, não se manter preso a narrativa dos seus tortuosos caminhos pela América na investigação da fonte do que colocamos na nossa mesa, e dividimos com a nossa família.



O livro se refere especificamente a realidade Americana, e muitos dos dados apresentados devem ser provavelmente diferentes em outros países, ele mesmo discute em varias partes as diferentes culturas alimentares. Mas de forma geral, as questões, as cr
íticas e a filosofia que se extrai desta leitura são universais, e trazem profundas implicações sociais, políticas, econômicas, psicológicas e morais para todos nos.

Depois do sucesso estrondoso deste livro Pollan escreveu outros dois sobre o mesmo tema: “In Defense of Food - An Eater’s Manifesto e "Food Rules - An Eater’s Manual". Acabo de ler o primeiro e achei também sensacional. Talvez mais leve e fácil de ler do que o profundo Omnivorous Dilemma, mas transformador da mesma forma. Mais especifico e com conselhos de como encontrar alternativas num mundo cada vez mais dominando pela industrialização. O último comprei esta semana, super pedida para a leitura nos feriados de fim de ano.

Acho seriamente que estes livros deveriam ser leitura obrigatória nas escolas, material educacional de altíssima qualidade e indispensável para estimular um espirito crítico desde cedo. Se tiver filhos, vai estar entre as suas primeiras leituras. Por coicidência, acabei de ver na página do autor sobre o lançamento de “The Omnivore's Dilemma: Young Readers Edition”, indispensável!

Uma historinha engraçada envolvendo o que eu resolvi chamar de “A Revolução de Michael Pollan”. Falei tanto, tanto sobre o livro e o autor (pra todo mundo!) que meu marido (homem como a maioria, que raramente se importa com nutrição, peso estabilíssimo desde sempre, de cultura alimentar robusta) resolveu comprar um dos livros (An Eater’s Manifesto porque encontrou a tradução em alemão disponível). Eu não notei quando ele começou a ler. Um belo dia ele apareceu em casa com manteiga e disse que não queria mais comer margarina (estranho, sempre usamos margarina em casa) e a cada semana chegava com uma sacola cheia de verduras e legumes do mercado local de agricultores da cidadezinha onde trabalha. no interior da Suíça. E um dia,comentou que no almoço agora só comia carne quando era de procedência local...e então eu soube, sem sombra de duvidas que ele estava lendo Michael Pollan!! O sapeca estava lendo na jornadas diárias de trem para o trabalho e não me disse nada, porque sabia que ia dizer: TA VENDO, eu disse que era um destes livros transformadores da vida...ninguém consegue ser indiferente ou encarar alimentação da mesma forma depois de ler.

Agora aqui em casa participamos da revolução de Michal Pollan "Eat Food, Not too Much, Mostly from Plants", o segredo da saúde e da boa alimentação está na realidade nas mais simples das regras. Tentamos agora na medida do possível, comer só produtos frescos LOCAIS, integrais, e reduzir ao minimo o consumo de comida industrializada (seguindo o manifesto de Pollan: não coma produtos que a sua bisavó não reconheceria como comida, com mais de cinco ingredientes ou nomes impronunciáveis) e preparar e saborear as nossas refeiçoes sempre juntos à mesa.

E você, já leu Michael Pollan?? Já comeu seus produtos frescos locais hoje?

Não perca tempo, vá já a uma livraria ou a internet comprar e depois a um mercado de produtores locais na sua região. A sua saúde e o ambiente agradecem!

Cristina Pereira – Winterthur, Suíça

Livros do autor sobre o tema:

Food Rules (2009)

In Defense of Food (2008)

The Omnivore's Dilemma (2006)

The Omnivore's Dilemma: Young Readers Edition (2009)

No Brasil os livros de Michael Pollan foram publicados pela Intrínseca (http://www.facebook.com/EditoraIntrinseca ):

O Dilema do Onívoro

Em defesa da Comida

Regras da Comida

Para saber mais sobre o autor e seus livros visite o site do autor: http://michaelpollan.com/

Um comentário:

Mônica disse...

Oi Cris,obrigada pela dica - já coloquei na lista de autores que vou ler em 2011! Pelo que li na sua ótima crítica já sigo algumas das "regras": desde que estudei Food Science ´(lá pelos anos 70...)não como margarina (´so manteiga) e, desde que vim morar na Suíça, tento comprar só produtos regionais (de preferencia direto na fazenda, ou na feira)! Bjs, boas férias, boas festas e um Ano Novo bem saudável e cheio de realizações! Mônica Stoll