A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Assumindo seu próprio caminho!

Os brasileiros na Suíça, que segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil somam 50 mil pessoas, já estão organizando seu IV Encontro Brasileiro na Suíça. O evento vai acontecer no dia 31 de outubro no Gymnasium Neufeld em Berna, com o tema “Integração e Emancipação - Assumindo seu próprio caminho”.
A proposta do Conselho Brasileiro na Suíça, organizador do encontro, é abordar a questão da integração do ponto de vista pessoal. Ninguém pode integrar outra pessoa, cada um é responsável pela sua própria integração, pois os caminhos de cada imigrante são diferentes e todos têm uma forma muito individual de enfrentar os problemas e desafios. O papel dos grupos e outras entidades de apoio é dar orientação e instrumentos os imigrantes encontrarem seu caminho e seu lugar no país que escolheram para viver.
O programa do dia inclui um relato sobre a organização dos brasileiros pelo mundo e sobre os elementos indispensáveis para os imigrantes sentirem-se bem no país de acolhida e construírem suas vidas na nova comunidade. Esse processo de auto-determinação ajuda o imigrante a sentir-se mais forte e preparado para enfrentar os desafios de aprender uma nova língua, convivendo numa cultura diferente da sua.
Além das palestras principais na parte da manhã, à tarde haverá vários grupos de interesse sobre temas relacionados ao dia-a-dia da imigração, na área do trabalho, saúde, educação, relacionamento e comunicação intercultural, entre outros. Para descontrair terá também um espaço cultural. Os pais de crianças entre 2 e 6 anos poderão contar com o Cantinho das Crianças,
com atividades para os pequenos.
O Encontro está aberto para todas as pessoas que entendem português.
Confiram detalhes sobre a programação e a inscrição na homepage: http://www.encontro-brasil.ch/ ou entre em contato pelo E-Mail: info@encontro-brasil.ch.
Sejam bem-vindos!
Conselho Brasileiro na Suíça

Nenhum comentário: