A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 1 de março de 2009

Quando ler História se torna um grande prazer


Recentemente tive a oportunidade de ler dois livros de História que me trouxeram de volta idéias que estavam lá guardadas nas desbotadas gavetinhas da memória. Para mim que sempre gostei mais das ciências exatas, na escola, disciplinas das áreas humanas, história e geografia, por exemplo, pareciam sempre tão chatas, lentas, abstratas. Talvez isto se deva a forma como eram aprendidas, através de enormes, morosos e pesados livros texto.
Tendo em mãos recentemente Uma Breve História do Mundo do britânico H.G. Wells e Os Templários do também britânico Piers Paul Read, descobri um enorme prazer em ler História.
O livro de Wells, publicado originalmente em 1920, é um grande clássico do gênero. O escritor, famoso por seus chamados “romances científicos”: A Máquina do Tempo, A Guerra dos Mundos, A Ilha do Dr. Moreau, O Homem Invisível (todos adaptados para o cinema), mostra neste livro uma impressionante cultura geral e maestria ao escrever sobre um assunto difícil de romantizar. Narrando a História do mundo e do homem, da origem do universo até a revolução Russa (na edição que li, publicada em 2002, há um apêndice que estende a narrativa da história mundial até os dias atuais e também algumas notas de rodapé atualizando certos dados que vieram a ser descobertos ou alterados depois de 1920) este é um livro acessível, esclarecedor e memorável.
O caráter notadamente euro-centrista do livro (comparativamente, pouco é mencionado sobre a história da Ásia e da América e quase nada sobre a África e a Oceania) não tira em nada seu grande mérito que é dar um panorama geral e as conexões que levaram ao desenrolar dos mais importantes acontecimentos e períodos históricos da humanidade. E tudo isto num único volume, que se lê quase como um romance. Agradável, vívido e curioso, este livro me levou a pensar e a conectar a história sob uma perspectiva que nunca antes havia experimentado.
Os Templários de Piers Paul Read por sua vez trata de um único e muito polêmico elemento histórico: a origem, trajetória e o declínio da mais famosa ordem militar do mundo: os Cavaleiros Templários - a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão. Ao contrário da maioria das centenas de livros que tratam o tema de maneira quase mitológica, colocando os templários no centro de grandes conspirações históricas, como a guarda de relíquias religiosas cuja existência nunca foi provada (o cálice de Cristo na última ceia, os restos mortais de Maria Madalena, o grande tesouro do rei Salomão) o livro de Reads se baseia em estudos e fatos históricos comprovados, e tenta dissolver a mística envolvendo a ordem. Colocando o assunto dentro do panorama histórico das cruzadas e da luta feroz pelo poder nos tempos medievais, o livro é extremamente educacional e esclarecedor. O autor usa um grande número de referências a estudos de historiadores e cita todas as figuras históricas relevantes, fazendo desta uma leitura um pouco complexa e pesada, mas altamente recomendada para quem já teve curiosidade e interesse sobre estes tão discutidos e misteriosos cavaleiros medievais.

Cristina Pereira (Zurique, Suíça)

Nenhum comentário: