A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 1 de março de 2009

Slumdog Millionaire

O drama Slumdog Millionaire foi o grande vencedor do Oscar 2008, não apenas por ter recebido o prêmio de melhor filme do ano, mas também por ser o recordista de prêmios deste ano, oito no total, perdendo apenas em duas categorias em que havia sido nominado. Além do Oscar, o filme teve inúmeras premiações no Globo de Ouro e no BAFTA Awards (o Oscar da Grã-Bretanha) e em vários outros festivais de cinema ao redor do mundo.
Baseado no também premiado romance Q & A do indiano Vikas Swarup, com roteiro do inglês Simon Beaufoy (escritor do maravilhoso Full Monty) e dirigido pelo também inglês Danny Boyle (diretor do cult Trainspotting) o filme conta a incrível história do adolescente indiano Jamal Malik de Mumbai. Saído dos slums de Mumbai (uma espécie de favela indiana) Jamal participa do programa Who Wants to Be a Millionaire? e se sai muito, muito bem. Bem demais para um adolescente muçulmano saído da miséria em que vivem as mais baixas castas da estratificada sociedade Indiana, criando suspeitas nos produtores do show e na polícia. Tentando explicar as razões porque sabia a resposta de cada pergunta do show, Jamal narra a triste e violenta história de sua vida em Mumbai e transporta o expectador numa viagem eletrizante, com ares de fábula moderna.
Além da fabulosa história, o filme é tecnicamente excepcional, com uma fotografia belíssima (muitíssimo parecida com a fotografia do brasileiro Cidade de Deus; aliás muitos paralelos podem ser feitos entre os dois filmes) e sonoplastia magistral. A trilha sonora indiana foi aclamadíssima, duas músicas do filme concorreram ao Oscar de melhor canção original, sendo que Jai Ho, que aparece nos créditos finais numa cena tipicamente “Bollywoodiana”, levou o prêmio.
Cinema de alta qualidade e relevância, que pode chocar pela violência de algumas cenas, mas que será difícil esquecer.

Cristina Pereira (Zurique, Suíça)

Nenhum comentário: