A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

sexta-feira, 9 de março de 2012

Fechando ciclos


Recebo um email da Cris, pedindo texto para a Íntegra. Legal! 
Última edição? O-ho. 
Continuo a ler a mensagem e congelo nesta frase: “Todos os processos e projetos na vida fecham um ciclo; início, meio e fim são etapas que surgem naturalmente em nossas atividades e ações...”
Não consigo escrever nada, um vazio se abre à minha frente. Deleto essa ideia do meu dia ... da minha semana ... da outra também... Mas ela está lá, lentamente martelando: fechar o ciclo, fechar o ciclo, fechar o ciclo... 
Peço um prazo, adio o inevitável. Há tempos não escrevo, confesso, mas o blog estava lá, esperando, solidário. A companhia-distante de companheiras queridas, unidas num ideal, aguardava. A partir de agora, não mais. 
Penso que penso, descubro: meu momento de vida é de doloroso fechamento de ciclos: ciclo familiar mudando com a saída de filhos crescidos de casa; “partida” de parentes idosos deixando apenas saudades. Ciclo de fertilidade que se encerra, alterando a saúde física e emocional. Ciclo de amigos que se mudam, indo continuar suas histórias ao longe, outros para nunca mais... Estou cansada de me despedir de pessoas que amo e com quem compartilhei muito de minha história fora da terra natal. 
Percebo: tenho uma relação desafeta com a palavra “último”: último texto, último dia, último ato, último instante, último suspiro.
Melodrama, não! Busco outro caminho. Passo a pensar dialeticamente sobre o ciclo, como uma espiral, onde o fim liga-se a um novo começo, infinitamente. Aprovo ... dá folga ao meu apertado coração. 
Penso e repenso nos meus ciclos se fechando, de alguma forma irão se abrir para outras etapas ... Aguardo, desta vez sem ansiedade. 
Penso a vida, em verbos, onde ações novas vão se enlaçando e aumentando o repertório:
Respirar-chorar-sugar-sentir-crescer-urinar-defecar-mamar-tocar-dormir-acordar-mover-espirrar-tossir-descobrir-movimentar-erguer-engatinhar-sorrir-ver-ouvir-balbuciar-mastigar-degustar-girar-rolar-rir-conhecer-apreciar-desgostar-andar-correr-brincar-esconder-achar-falar-pensar-chorar-relacionar-aprender-brigar-gostar-irritar-gritar-frustar-alegrar-entristecer-desafiar-perder-ganhar-vencer-avançar-crescer-respeitar-comer-beber-adoecer-sarar-enfrentar-aguentar-atravessar-suspender-ir-vir-ler-escrever-refletir-entusiasmar-viajar-amar-odiar-perdoar-fazer-arrepender-desfazer-reatar-inspirar-aceder-parar-continuar-estudar-trabalhar-apaixonar-acoplar-gerar-parir-acompanhar-ensinar-produzir-limpar-cozinhar-educar-aguardar-refazer-desfazer-aperfeiçoar-mudar-recomeçar-lembrar-esquecer-suportar-reerguer-animar-desanimar-sofrer-reatar-esperar-terminar-lembrar-guardar-arrumar-despedir-cansar-sentar-deitar-dormir-suspirar-? 

Despejo as palavras, deixo que saiam, não sei onde vai dar. Releio, não me dou ao trabalho de gostar ou desgostar, é assim que sinto e assim vai. Há outros textos a escrever, outros pensamentos para me ocupar, saudades pra curtir. E agora, me deem licença que eu vou chorar. Daqui a pouco, recomeço...

 Miriam Müller Vizentin - Baden, Suiça

2 comentários:

Cecilia Zugaib disse...

Mi, sim, fechar ciclos às vezes exige determinacao, forca de vontade... e tantas vezes é tao dificil! Acho que dai a importancia do viver o presente intensamente, pois nada é etereo. Foi muito bom te ter como parceira intelectual. Esse ciclo, querida, ainda nao fechou - obaaa- Um abracao bem forte

Unknown disse...

Cecília querida, gosto de pensar que o fim desse ciclo vai se abrir para novos projetos. Adorei o contato com todas vocês e aguardo novos desafios juntas - eeee - beijão