A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Os pais suíços não sabem explicar aos filhos o que é Usina Nuclear

Saiu na TV suíça: os pais não sabem explicar aos filhos a catástrofe ocorrida no japão, as crianças perguntam, o que é Usina Nuclear? e ficam sem resposta, chegam até mesmo a perguntar o que é uma catástrofe? e os pais se enrubrecem sem jeito e não sabem nem mesmo o tom que devem usar para não assustarem as almas inocentes. Então, eu vou dar uma mãozinha:

- Alô Filhão! De onde é que você acha que vem a luz que você apaga e acende centenas de vezes ao dia? De onde vem toda a eletricidade que liga o seu aparelho de som, computador, video game e bugigangas eletrônicas?...da Usina Nuclear que produz energia elétrica. Quer que o papai leve você pra conhecer uma Usina Nuclear de perto? Vamos à Mühleberg, ou podemos visitar todos os cinco reatores nucleares existentes na Suíça. Cinco reatores que geram apenas cerca de 40% da eletricidade do país. Pois é. Com isso eu teria a chance de entrar no assunto das energias renováveis e começar a fazer a cabeça da criança pra pensar em soluções mais ecológicas pro nosso tão castigado planeta. Mas a maioria dos pais suíços não querem mudança nenhuma, a Usina Nuclear europeia é o máximo! E sem Usina Nuclear quem vai entreter meu filho, se a TV estiver desligada?

Marcelo Candido Madeira - Biel, Suíça

2 comentários:

KS Nei disse...

O que é uma utopia, pai?
é hoje, filho.

(Papo em zurich)

Anônimo disse...

E os pais brasileiros, americanos, etc sabem explicar o que é usina nuclear? O problema é mundial, todos se acostumaram com o conforto que novas tecnologias trouxeram. So quando esse tipo de catastrofe acontece é que paramos pra pensar. A Suiça esta debatendo o tema ao contrario de muitos outros paises.
Magda