A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nascidos em Bordéis - Thais

Muitas vezes uma obra de ficção nos remete a fatos da nossa própria vida. Curioso é quando pequenas fagulhas, de uma obra documentada, nos trazem reflexões muito profundas sobre a natureza de cada um. A experiência de identificação com algo real é, para mim, muito mais tocante. Foi uma grata surpresa assistir ao documentário “Nascidos em Bordéis” dos estreantes Zana Briski e Ross Kauffman. A ideia inicial era retratar as prostitutas do bairro da luz vermelha em Calcutá, na Índia, mas Zana seguiu seu coração e se deixou invadir pela pureza e espontaneidade das crianças que por lá circulavam. O projeto segue uma ideia antiga exercitada por muitos artistas, educadores e videomakers, de observar o mundo através do olhar individual dentro de um determinado grupo, tendo a arte como instrumento.
Zana presenteou cada criança com uma câmera simples. O processo foi inteiramente registrado desde idéia inicial até o que para ela foi seu fechamento: a tentativa de dar um futuro àquelas crianças. Ao mesmo tempo que esse documentário revela que ainda pequenas lutas podem possibilitar desfechos promissores, revela também algo muito particular, que culturalmente os diferentes valores ultrapassam conceitos pessoais do que é bom ou ruim. Seria necessário nascer de novo para a obtenção de novos referenciais.

Esta característica pode ser conferida também no filme "Massai branca" (Die Weisse Massai), baseado numa história real, que narra a tentativa de uma suíça em transformar a vida numa tribo africana. Filme igualmente imperdível, destes que nos fazem refletir e respeitar a vida!

Thais Aguiar - Curitiba, Paraná


Nenhum comentário: