A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Por que Deus deixou de existir aqui na Itália? - Luci Macedo

Por que Deus deixou de existir aqui na Itália?
Eu não sei, mas o fato é que ontem aconteceu algo surpreendente e curioso, coisa do outro mundo.
Eu estava sozinha em casa, dia difícil, cinza, frio e sem perspectiva de uma mísera esperança de um dia seguinte feliz ou com alguns minutos de sol. O inverno castiga na carne a nossa luta pelo bom humor, e no fundo, eu pedia um sinal.
Liguei o computador e conectei o skype, de repente um aviso de entrada me deixou sem fôlego. Explico; para quem não conhece o skype, quando alguém entra on line aparece um quadradinho de aviso, e esse aviso que apareceu inesperadamente era do Mino, um tio do meu ex-marido e talvez o amigo mais especial que já tive nessa vida, só que o que me surpreendia era o fato dele ter morrido há mais de 1 ano...
Eu poderia tirá-lo dos meus contatos, mas gostava de ver seu nome lá, então resolvi deixá-lo em nome dos longos papos que tivemos tempos atrás. Logo começei a chorar e tentei contato:
- "Oi" , eu escrevi, "Mino é você?"
- "Oi! Mino eu to aqui."
- "Sinto demais a sua falta..."


Um cético (o Mino por exemplo) teria várias explicações para esse caso, mas o fato è que quando ele entrou no skype, o aviso do nome dele veio com o símbolo de off line, ou seja, ele entrou off e por razões óbvias, o skype não pode notificar alguém que queira entrar invisível.
Mas ele não respondeu. Talvez ele quisesse somente me mostrar que estava por perto, que preenchia o vazio da minha casa com os seus tantos metros solitários e quadrados.
E eu quis dividir isso com alguém. Falei com a Liana, minha amiga italiana designer e nada crente:
- "Li, sabe o Mino? Aquele meu tio e amigo que morreu? Ele entrou off no skype, nem consigo descrever o que eu estou sentindo, eu vou desmaiar, foi uma experiência maravilhosa Li..."
Ela respondeu:
- "Seria bom se o Skype nos colocasse em contato com o mundo dos mortos..." Eu não tinha forças para tentar mostrar a ela que ele realmente estava ao meu lado. Em seguida tentei ler um livro e assim mostrar a ele que eu estava reagindo a minha inércia, que o que ele fez me deu conforto.
Depois dormi e sonhei com centros de Umbanda do Brasil, com Chico Xavier, brincadeira do copo, previsões do futuro, reflexões do passado e todas as formas de investigar o lado de Lá e sonhei com o Mino. Homem maravilhoso, de cultura invejável, quantas risadas ele dava das minhas superstições e crenças.
Ele dizia que depois da morte vem o funeral, mas será mesmo que é só isso, Mino?
É só isso?
...
É?
...
Hummm, não responde. Ele ainda esta em off... Mas sei que esta por Lá.
Fica com Deus então, meu caro amigo, um beijo do lado de Cá da Luci.
Luci Macedo - Milão, Itália

Nenhum comentário: