A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quem provar todos os remédios das prateleiras leva a farmácia

Dor-de-dente, gripe, reumatismo, males da coluna. Diante de aflições como estas, qualquer um procuraria uma farmácia de plantão. Mas na pequena cidade de Imperatriz, no Maranhão, a comunidade tem à disposição métodos alternativos de tratamento. E não é homeopatia, acupuntura ou medicina ortomolecular. Quando fica doente – padecendo de males do corpo, da alma, ou de cara-de-pau mesmo – o caboclo procura logo um estabelecimento de prestígio na região, com mais de 20 anos no mercado: a Farmácia do Seu Ambrozio. Lá pode encontrar alento para todas as aflições. Nada de remédios convencionais. Para aplacar qualquer reclamação, seu Ambrozio oferece mais de 300 tipos de pinga.
A história começou quando o comerciante resolveu misturar a marvada com ervas e raízes, utilizando também frutas típicas. A experiência virou especialidade e uma febre na região. A preferida é a Leite de Onça, uma mistura de pinga com coco. A com boldo, segundo seu Ambrozio, serve para enfermidades do trato digestivo. A Sete Ervas combate sinusite, dor-de-cabeça e resfriado.
Apesar de nem sequer ter teLefone, a farmácia congrega clientes, não só da região, mas de todo o Brasil. Uma comunidade na internet garante a divulgação de novidades e informações do empreendimento. Lá, por exemplo, o interessado fica sabendo que pode até adquirir o boteco. Quem lançou o desafio foi o próprio Ambrozio: basta que o candidato tome, num mesmo dia, uma simples dose de todas as pingas que ele coloca à disposição da clientela.
Nara Soares para o Almanaque de Cultura Popular

Nenhum comentário: