A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

sábado, 6 de junho de 2009

Ciao Itália, Andréa Cocchiarale

Moro perto da Itália (3 horas de carro, 45 minutos de avião), mas, até a semana passada, eu só havia visitado uma cidade italiana: Milão.
Neste ano, aproveitei o feriadão da semana santa para conhecer um pouco mais deste país adorado pelos brasileiros. Meu destino foi Perúgia, capital da Úmbria, localizada na região central da Itália, fronteira com a Toscana (capital Florença) a oeste, Marche (capital Ancona) a leste e Lácio (capital Roma) ao Sul.
Antes de embarcar, pesquisei um pouco sobre a cidade e a região e descobri que estava prestes a entrar em uma máquina do tempo, uma vez que os primeiros dados sobre a cidade datam de 310 a.C.
Perúgia foi uma das cidades pertencentes à Etrúria, região formada por doze cidades civilizadas que tiveram grande influência sobre os romanos. Os Etruscos (nome dado aos habitantes que se instalaram nesta região entre os anos 1200 e 700 a.C.) podem ter sido originários da Ásia Menor assim como da própria Itália e sua língua utilizava um alfabeto similar ao grego.
A cidade até hoje conserva uma grande quantidade de antiguidades, dentre as quais suas muralhas medievais, portas de proteção, sepulturas, inscrições etruscas e latinas. O mais interessante foi andar em uma cidade subterrânea sem janelas e quase nenhuma iluminação natural. Fiquei imaginando como deve ter sido viver em um grande buraco debaixo da terra com somente algumas portas de acesso ao mundo exterior... Impressionante!
A cidade também se destaca por suas duas universidades: a Universidade de Perúgia (Università degli Studi di Perúgia), fundada no século XIV, e a Universidade para estrangeiros (Università per Stranieri di Perúgia), fundada em 1921, com o objetivo de promover a região da Úmbria — bem como sua história e cultura — para o mundo.
Agroturismo em Perúgia:
Muito popular na Itália, o agroturismo é uma modalidade de turismo rural oferecido por agricultores. Estes oferecem serviços de hospitalidade para habitantes de centros urbanos e ao mesmo tempo promovem e valorizam a cultura local. Grande parte dos pequenos hotéis, pousadas e apartamentos de temporada são construídos em propriedade privada e administrados pelas famílias dos agricultores. Esta é uma excelente opção de acomodação, uma vez que é possível visitar cidades como Assisi (25 km), Florença (151 km) e até mesmo Roma (183 km) e ao mesmo tempo desfrutar da vida no campo.

Onde fazer agroturismo?
Azienda Agricola Olivum: Poggio Pelliccione 5, I-06134 Perúgia
Apartamentos mobiliados de temporada com dois quartos, sala, cozinha e banheiro equipado para deficientes físicos.
Preço: Baixa temporada (1 Janeiro – 30 Junho e 1 Setembro – 31 Dezembro): 440 Euros por semana
Alta temporada (1 Junho – 31 Agosto): 490 Euros por semana
Atrações: Produção de vinho tinto Cabernet Sauvignon e azeite de oliva Extra Vergine.
Detalhes: Visite o site: http://www.prolivum.com/englishIndex.htm (inglês, italiano e alemão)

Assisi (Assis)
Quem está em Perúgia não pode ir embora sem visitar Assisi. Esta cidade é famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone), que fundou ali a Ordem dos Franciscanos e de Santa Clara de Assis (Chiara d'Offreducci). A cidade medieval é encantadora com suas casas de pedra, igrejas, chafariz, cafés, lojas de souvenir além de ser considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A Basílica de São Francisco de Assis é a atração principal dos turistas de todas as partes do mundo. Ela é composta pelo mosteiro franciscano, assim como a basílica inferior e superior de São Francisco. O túmulo de São Francisco, também localizado na parte inferior da Basílica, é aberto para visitas.
Em setembro de 1997, um terremoto atingiu Assisi e danificou a basílica (uma parte to teto caiu). Ela permaneceu fechada por dois anos para restauração. Além da Basílica de São Francisco, a cidade possui outras atrações turísticas como a Basílica de Santa Chiara, Chiesa Nuova, Basílica de Santa Maria degli Angeli, Eremo delle carceri e Castelo Rocca Maggiore.
Montefalco
Estava à procura de uma experiência de enogastronomia (a combinação de vinhos e alimentos), muito popular na região da Úmbria, quando descobri a cidadezinha de Montefalco. Com um pouco mais de cinco mil e seiscentos habitantes, esta cidade medieval é um charme. Suas estreitas ruas de pedra dispõem de uma grande variedades de bares e restaurantes que oferecem degustações de vinhos acompanhadas de queijo, frios e brusqueta. Eu nunca havia feito este tipo de degustaçâo de vinhos e fiquei muito satisfeita com todo o processo, desde a escolha do local, tipos de vinho, até a hora do pagamento pelo serviços oferecidos.
Perúgia
Região: Úmbria Altitide: 490 metros acima do nível do mar População: aproximadamente 150 mil habitantes
Clima: A temperatura média no verão é de 20 graus e no inverno 5 graus.
Como chegar de avião: o aeroporto de Perúgia oferece vôos domésticos de/para Milão, Roma, Palermo, Olbia, Lamezia e Terme, assim como vôos internacionais de/para Stansted (Essex, Inglaterra), Girona (Espanha), Tirana (Albânia) e Bucareste (Romênia).
Eventos locais:
- Festival Internacional de Jazz: De 10 a 19/07/2009 - http://www.umbriajazz.com/
- Eurochocolate: uma feira internacional de chocolate que acontece anualmente em Perúgia. Em 2009, a feira acontecerá entre 15 e 25 de outubro - http://www.eurochocolate.com/it/Per%C3%BAgia2009/home.html
- Festival Internacional de Jornalismo, geralmente acontece anualmente no mês de abril - http://www.festivaldelgiornalismo.com/
- Festa de Ciência (Perugia Science Fest): a sétima edição da festa da ciência em Perúgia acontecerá de 7 a 17 de maio de 2009 - http://www.Perúgiasciencefest.eu/
Andréa Cocchiarale (Zurique, Suíça)
Matéria publicada na revista Panorama do Turismo.
Leia mais matérias sobre viagens no blog "viagens na íntegra"

Nenhum comentário: