A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A bela obra de Rodrigo Leão, Thaís Aguiar

É um enorme prazer apresentar Rodrigo Leão na revista íntegra. Conheci o trabalho deste músico há muito tempo, quando ele ainda fazia parte e era um dos principais compositores do belíssimo Madredeus, o grupo musical português de maior projeção mundial. Depois, em carreira solo, me deparei inúmeras vezes com seus álbuns na Rádio Educativa em Curitiba, na edição do programa "Cantos de Portugal" que apresentava pérolas deste país. Confesso que depois disso não tive mais muita intimidade com sua obra, apesar de referenciar sempre seu nome à música de qualidade.
Quando se fala em música portuguesa lembramos de poucos nomes como o de Mariza, Dulce Pontes, Amália Rodrigues, algumas referências folclóricas. E temos o especialíssimo Madredeus, que com a voz de Teresa Salgueiro, nos apresentou um país diferenciado dos clichês que todo país carrega. Portugal então nos pareceu no campo das artes rico, produtivo, refinado e com uma profundidade que fez com que, no fim da década de 80, passássemos a nos orgulhar dessas origens em nosso miscigenado país. Até o cultuado diretor Wim Wenders se rendeu as suas artes e produziu o filme "Lisbon Story", onde eterniza o grupo Madredeus num costumeiro encontro de músicos no bairro da Alfama.
Em 1985, Rodrigo, Pedro Ayres Magalhães e Gabriel Gomes criaram o Madredeus. Em 1994, Rodrigo deixou o grupo para dar sequência a carreira solo que já dava bons frutos. Desde esta data, segundo a mídia especializada, a obra de Rodrigo tem surpreendido a cada lançamento. Em 2004, por exemplo, lançou o álbum "Cinema", considerado pela conceituada revista Billboard um dos melhores discos do ano. Neste trabalho participaram Beth Gibbons (conhecida como vocalista da banda Portishead) e Ryuichi Sakamoto (figura de destaque na área, muito também por trilhas sonoras de importantes filmes).
Rodrigo Leão é um artista que vale conhecer e se render as suas sensíveis e ricas composições que estimulam o nosso imaginário!


rodrigo leão - voltar
Hochgeladen von aosonho. - Musikvideos, Sänger Interviews, Konzerte und mehr.

Nenhum comentário: