A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Carioca bom de brilho

Bem no coração do centro financeiro do planeta. Wall Street, Nova York. É onde fica o escritório de Murilo dos Santos, 28 anos. Ele não tem secretária, não anda de terno e gravata e seus principais instrumentos de trabalho não são laptops ou telefones celulares, mas latas de graxa, escovinhas e flanelas.
Nascido no subúrbio carioca, Murilo se sustenta com a mesma profissão de centenas de imigrantes brasileiros: engraxate. Mas o que faz dele especial, além da habilidade em lustrar os sapatos de Ilustres negociadores do dinheiro do mundo, é sua capacidade de ouvir os clientes e transformar o que escuta em boas histórias.
Foi com esses atributos que despertou o interesse do editor da revista Vanity Fair. Inspirado pela lábia de Murilo, o norte-americano Doug Stumpf escreveu o best-seller Confessions of a Wall Street Shoeshine Boy (Confissões de um Engraxate de Wall Street, em tradução livre). Ainda inédito no Brasil, o livro já vendeu mais de 30 mil exemplares e foi traduzido para russo, chinês e coreano.
Diante da repercussão, a Warner Bros comprou os direitos da obra e encarregou o roteirista Charles Leavitt, de Diamantes de Sangue, de fazer a adaptação para as grandes telas. “É um livro bem real”, diz Murilo. “Muitos clientes se reconhecem nos personagens e me perguntam se são eles.” Com o que recebeu pelos direitos do livro, diz que não pode ainda abandonar a profissão. Mas pretende aproveitar o dinheiro do fi lme para cursar a faculdade de Hotelaria.

Laura Huzak Andreato para Almanaque Brasil de Cultura Popular

SAIBA MAIS: Confessions of a Wall Street Shoeshine Boy, de Doug Stumpf (HarperCollins, 2007).

Nenhum comentário: