A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

terça-feira, 17 de março de 2009

"Tudo azul em Rodes", Andréa Cocchiarale

Há algum tempo, tenho vontade de viajar para a Grécia e este ano resolvi passar uma semana por lá. Meu destino foi a ilha de Rodes, a maior ilha do Dodecaneso, um grupo de ilhas gregas na extremidade leste do Mar Egeu, localizada a 18 quilômetros no sudoeste da Turquia.
Tenho que admitir que tinha uma idéia pré-estabelecida de que as ilhas gregas são todas iguais, com suas casas brancas de portas e janelas azuis e me surpreendi com Rodes e sua capital medieval. Fiquei também muito encantada pela população gentil, praias paradisíacas e uma comida deliciosa.

Mitologia grega
Conta a mitologia grega que Zeus, após a sua vitória contra os gigantes, dividiu a terra entre os deuses do Olimpo. Hélios, o deus do sol, não estava presente no momento da divisão e foi esquecido no final do sorteio. Quando apareceu, Hélios exigiu a sua parte porém Zeus não pode refazer a divisão das terras já que os outros deuses não concordariam. Hélios ficou desapontado e fez com que Zeus e os outros deuses prometessem que caso surgisse uma outra ilha no mar, esta seria dele.
Uma linda ilha emergiu do fundo do mar e Hélios a transformou na mais bonita do Mar Egeu.

Curiosidade
Rodes já foi ocupada por vários povos, entre eles árabes, turcos e italianos, o que influenciou
muito a arte, a cultura, a língua e a arquitetura da ilha.

A Cidade de Rodes
Com 2400 anos, a Cidade de Rodes, capital da ilha, impressiona seus visitantes com seu bairro medieval, hotéis luxuosos, comércio variado, bares e restaurantes, além de sua infra-estrutura turística.

A cidade é dividida em antiga e moderna. A parte antiga (ou cidade medieval) fascina seus visitantes por suas paredes e edificações medievais. São aproximadamente 200 ruas antigas repletas de chafarizes, edifícios medievais, hotéis, bancos, centenas de lojas de souvenir, bares e restaurantes além de museus, igrejas, entre outros pontos turísticos. A cidade medieval de Rodes é patrimônio mundial da UNESCO:

A cidade moderna também oferece uma variedade de pontos turísticos para os visitantes, começando pelo Porto de Mandraki com suas duas estátuas de veados, os moinhos de vento e o farol de St. Nicholas. Do porto, é possível ver a cidade medieval e sua muralha, foto de cartão-postal. Na cidade moderna, encontram-se também o mercado novo com suas lojas de souvenir, bares e restaurantes, o Museu Arqueológico, o Palácio do Governo (edifício italiano), a Agência Central do Correio e o Instituto de Biologia Marinha, além de lojas como Zara, Lacoste, entre outras marcas internacionais.
Uma curiosidade: existem várias lojas de guarda-chuva e de artigos em couro, especializadas em casacos de pele, na cidade moderna.

Lindos
Lindos é a cidadezinha mais charmosa de toda a ilha. Ela está localizada há 55 km sul da cidade de Rodes e é possível chegar até lá alugando um carro (diárias de carros a partir de 48 Euros com seguro incluso e quilometragem livre), fazendo um passeio de barco ou de ônibus. Alugar um carro por um dia é vantajoso porque também é possível visitar outras cidadezinhas e algumas praias paradisíacas localizadas entre a Cidade de Rodes e Lindos.

A cidade de Lindos é famosa por sua Acrópole, as ruazinhas de pedra, lojas de souvenir e uma bela praia de areia, o que é um pouco raro na costa leste da ilha. A Acrópole de Lindos começou a ser construída no século IX antes de Cristo. No entanto, foi destruída por um incêndio no ano de 342 a.C. e reconstruída posteriormente. A entrada custa 6 Euros por pessoa. Uma vez estando na cidadezinha, é muito fácil chegar à Acrópole. Basta ir a pé ou pagar 5 Euros por pessoa e fazer uma divertida caminhada montando um pequeno jumento.


Faliraki
Faliraki localiza-se 14 km ao sul da Cidade de Rodes, menos de 30 minutos do aeroporto internacional de Diagoras. Esta cidadezinha é bem popular entre os turista. Lá encontramos uma grande quantidade de hotéis e resorts, além de bares, restaurantes e clubes noturnos que garantem noites agitadas.

Dicas de excursões:
* Kalithea: A praia de Kalithea localiza-se entre a Cidade de Rodes e Faliraki. Este é o local ideal para quem gosta de mergulhar. Uma parte da praia é privada e a entrada custa 2,50 Euros por pessoas. O local é muito bonito e oferece aos visitantes um pequeno museu, um bar à beira mar e uma loja de souvenir. O aluguel de duas cadeiras e um guarda-sol custa 7 Euros (para o dia inteiro). O ambiente é muito agradável, repleto de gente bonita e a sensação é de que estamos em um clube privado. Vale a pena a visita.

* Praia de Stegna: É um pouco complicado chegar até esta praia de água morna e areia fina. A melhor maneira de chegar até lá é de barco ou de carro. Algumas excurssões de ônibus também passam por ela. A praia de Stegna localiza-se entre Faliraki e Lindos.

* Costa oeste: Neste lado da ilha encontramos sítios arqueológicos, como o Templo Polias Athena ou as ruínas do castelo medieval, cidadezinhas pitorescas, muitos hotéis e belas praias

* Passeio de barco até a Turquia: Várias empresas turísticas oferecem passeios diários, com a duração entre 7 e 10 horas, até a Marina de Marmaris na Turquia, localizada há apenas 50 minutos (de barco) de Rodes. Além do city tour na cidade mediterrânea do oriente, as empresas também oferecem um passeio até o famoso mercado ao ar livre onde é possível encontrar roupas e acessórios de couro, jóias, tapetes, objetos de decoração, entre outros. As excursões diárias podem ser encontradas a partir de 42 Euros por pessoa.

Rodes, Grécia
Língua: grego (muitas pessoas falam inglês, alemão e italiano)
Fuso horário: + 5 horas em relação à Brasília (+ 6 horas durante o verão europeu)
Clima: Rodes localiza-se em uma das áreas mais ensolaradas da Europa, são em média 270 dias de sol por ano, com temperaturas oscilando entre 29 e 33 graus no verão (21 junho – 22 setembro). A temperatura média da água é de 25 graus no verão, podendo chegar até 27 graus no mês de agosto. Chove bastante durante os meses de novembro e fevereiro.
Melhor época para visitar: Durante os meses de julho, agosto e setembro.
Visto: Brasileiros não precisam de visto para visitar a Grécia com estadia de até 90 dias naquele país.
Como chegar: De avião (55 minutos de Atenas) ou ferryboat (aproximadamente 19 horas de Atenas)
O que comer: A culinária grega é bastante rica e saborosa, oferecendo inúmeros pratos típicos como moussaka (feito com beringela, carne moída e queijo), gyros (carne, pão sírio, iogurte), salada grega (com queijo feta), entre outros.
Bebida tradicional: O Ouzo é um destilado com anis, bastante forte, que pode ser bebido puro ou com gelo.
Compras e souvenirs: Em Rodes, existem diversas lojas especializadas em couro, com bolsas, carteiras e cintos por preços bastante em conta.

O azeite de oliva grego é bastante comercializado e esta é uma ótima dica de compra já que ele é considerado o azeite mais saudável do mundo.

Texto e Foto: Andréa Cocchiarale - Matéria Publicada na revista Panorama do Turismo, nº 41, setembro 2008

Nenhum comentário: