
Sorry to Barack Obama and American people! Why USA has Obama, and we have Berlusconi?
Eram as frases de alguns dos cartazes em Roma, no último 7 de novembro, quando várias pessoas saíram às ruas, pedindo desculpa a Barak Obama pelo comentário idiota do primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.
Berlusconi disse em seu encontro com o presidente russo Medweden: “Obama tem tudo o que é necessário para se desejar fechar acordos com ele: é jovem, bonito e até bronzeado.“ No protesto, alguns italianos apelaram e revidaram no mesmo nível: “melhor um presidente bronzeado do que um anão careca!“, referindo-se a Berlusconi.
Quanto à pergunta dos italianos: “por que os EUA têm o Obama e eles o Berlusconi? ” na Itália o buraco é mais embaixo. O tal anão careca é o poderoso chefão lá, praticamente dono do país. Quando a oposição chega ao poder o anão dá sempre um jeitinho de puxar o tapete. E tudo acaba em “cosa nostra“, ou seja, na mãos dos mafiosos. Uma pena, os tempos de mudança e de abertura ainda não chegaram na bota da Europa.
Os Embalos de Obama à noite continuam (ou insônia parte 2)
John McCain aceitou a derrota. Foi vaiado por seus colegas de partido, mas continuou o discurso e parabenizou Obama. Lembrei-me do Al Gore que agiu da mesma maneira nas eleições presidenciais americanas anteriores, mesmo sabendo que alguma coisa tinha por trás daquelas eleições. Mas os resultados apontavam Bush como vitorioso.
Gesto bonito e demonstração de idealismo cívico sem mesquinharias! Uma das qualidades que faltam entre os políticos: aceitar a decisão democrática e o fato de que se todos não derem as mãos, a coisa não vai para frente.
Bem diferente agiu o Senhor Blocher, do partido de direita aqui na Suíça. Ao perder seu cargo de ministro, jurou vingança, rodou a baiana. Sua atitude mostra que apesar de sua competência para o cargo (o desgraçado é bom nas finanças!) tem a alma mesquinha. A mesma alma que prega contra nós, estrangeiros neste país.
Magda Hammer (Zürich, Suiça)
Nenhum comentário:
Postar um comentário