A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 7 de dezembro de 2008

La Suma de Los Días - Isabel Allende

Para quem gosta da escritora chilena Isabel Allende vale a pena conferir seu mais novo trabalho - A Soma dos Dias - (no Brasil pela Bertrand Brasil).

De volta a um memoir a autora segue o relato autobiográfico, na forma de uma carta escrita à filha, iniciado em Paula, o magnífico livro em que Isabel descreve a tragédia, memórias e os sentimentos que a envolveram durante a doença e a morte de sua filha Paula em 1992.

Não tão profundo, sensível e revelador quanto Paula, A Soma do Dias retrata a escritora e sua tribo (como ela os descreve no livro) na intimidade. Isabel revela em suas páginas episódios curiosos e engraçados, além do polêmico drama envolvido na paixão e união de sua nora, mãe de seus dois netos, e a namorada do filho de Willie, marido de Isabel. As artimanhas de Isabel para arrumar uma nova mulher para seu filho após o episódio, e convencer todos os membros da tribo (inclusive o marido viúvo de Paula e sua nova família) a viverem perto dela em San Francisco, retratam a grande matriarca chilena que ela sempre imaginou um dia iria se tornar.

Ainda que esteja longe do brilho dos grandes trabalhos de Isabel Allende, A Soma do Dias é indiscutivelmente uma leitura agradável e divertida. Imagino que o livro irá agradar aqueles que como eu apreciam a forte consciência feminina e o poder criativo da escritora, com seu permanente irônico e inteligente estilo de escrever.

Cristina Pereira (Zurique, Suíça)

Nenhum comentário: