A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 27 de julho de 2008


Rádio X apresenta programa em português em Basiléia

Desde o dia 28 de maio, a Rádio X (94.5 UKW), de Basiléia, passou a transmitir o programa "Beleza", em língua portuguesa. O programa vai ao ar todas quartas-feiras, das 21 às 22 horas, apresentando músicas, reportagens e serviços, além de notícias de interesse àqueles que estão fora de seus países. 0 repertório musical é formado por diferentes estilos, do Samba à Bossa Nova, passando pelo Frevo, Creoula e muito mais.
A iniciativa visa à integração da comunidade que fala português não apenas em Basiléia, mas no
conglomerado formado pelas fronteiras da Suíça com a Alemanha e a França, o chamado"Dreilandeck". Todas as semanas, a equipe do "Beleza", leva ao ar temas de interesse dos paises que tem o português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor - ou semi-oficial, como Guiné Equatorial e Ilhas Crioulas.
0 idioma é o sexto mais falado no mundo - para 200 milhões de pessoas é a língua materna -e é o mais popular na América do Sul. Na Suíça, a comunidade portuguesa é
a mais numerosa entre os lusófonos. Dados do órgão suíço que controla a imigração (Bundesamt für Migration - BFM) dão conta que 182.324 portugueses, 14.108 brasileiros, 2.339 angolanos, 49 moçambicanos e 968 cabo-verdianos habitam no país.
A Radio X já apresenta programas em diversas outras línguas, destinados às populações africana (ingles e francês), balcânica (bósnio, croata e sérbio), curda, espanhola, inglesa, italiana, tamil e turca. Com o programa em português a Rádio amplia seu alcance multicultural.


A equipe do programa "Beleza" é formada por:
Apresentação: Luciana de Carvalho Koller e Marcelo Golovattei
Jornalismo: Lourdes Sola
Música e Som: Ruan Carlos Plack
Técnica: Gregory Faustino Leite
Pré-Produção: Roger Werder
Email para contato: beleza@radiox.ch

(Este texto inaugura a parceria entre a publicação "Ciga-Informando" e o blog da Revista Íntegra. A matéria faz parte da edição de julho da publicação)

Nenhum comentário: