A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 27 de julho de 2008


Le scaphandre et le papillon. Filme francês que conta a história (baseada em fatos reais) do editor chefe da Elle francesa, Jean-Dominique Bauby, que aos 43 anos, em 1995, sobrevive a um devastador derrame cerebral que o deixa, com exceção do olho esquerdo, completamente paralisado.

Jean-Dominique mantém as funções mentais normais, ainda que não possa falar, comer ou fazer nenhum movimento, estado denominado pelos médicos locked in syndrome. Este seria só mais um filme dramático como tantos outros, não fosse pela cinematografia original (a master piece de filmagem e edição) do diretor Julian Schnabel, onde quase todas as imagens do filme são sob a perspectiva do olho esquerdo de Jean-Dominique.

Acho que nunca houve um filme em que os recursos cinematográficos foram usados de forma tão brilhante para transmitir ao expectador a exata angústia e desespero do personagem. Somado a isto, a fotografia e a música fazem o filme ser poético.

E a história inspiradora e quase inacreditável de Jean-Dominique Bauby, que foi capaz de escrever um livro sobre a experiência usando apenas o olho esquerdo para se comunicar (e que serviu de base para o roteiro), faz deste um filme para inspirar e agradecer. Excepcional e emocionante, para fazer refletir aqueles que pensam que são as suas, as piores dores e tragédias. A genuine cinematic artistic experience!

Cristina Pereira - Zurique, Suíça

Nenhum comentário: