A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 1 de junho de 2008

Museu

Quem poderia imaginar que um museu sobre uma língua pudesse provocar tantas sensações auditivas, visuais, quase olfativas e despertar tamanho sentimento de pátria, de aconchego, de lar? O Museu da Língua Portuguesa (São Paulo, Estação da Luz) leva os seus visitantes a uma viagem única, ao universo rico e deslumbrante da língua portuguesa.
O museu compõe-se de três andares, entre eles, um andar de exposições itinerantes. O 2°andar explora as influências das palavras na nossa cultura, seja na comida, na música ou no comportamento do brasileiro. Vídeos excelentemente produzidos, painéis interativos nos ensinam, por exemplo, como a língua tupinambá influenciou o português ou contam a história dos emigrantes que recebemos, sua particularidades e as palavras que absorvemos desses novos "brasileiros". No 3° piso, ficamos todos no escuro, vendo projeções no teto da sala, mergulhados nos textos de escritores como Monteiro Lobato, Gregório de Mattos, Clarice Lispector.

Continuo deslumbrada com esta experiência e a indico a todos, independente de idade, nacionalidade ou sexo. Indispensável é somente falar português para entender o conteúdo enriquecedor do museu e da nossa língua.

Cecília Zugaib, Zurique - Suíça

Nenhum comentário: