A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Brasil em minhas mãos


Morar na Europa não é facil, tem as suas vantagens e desvantagens.
Quando vejo o "estado" das minhas mãos, penso que morar no Brasil, é que tem as suas vantagens...Mas tudo bem, estou fora do Brasil há mais de 5 anos e decidi que tenho que me adaptar à realidade e a minha realidade são "AS MANICURES EUROPÉIAS".

Partem já do principio de que não se pode mudar o que esta alí com uma função, estou falando da cutícula.
Enfim aqui elas não gostam de tirar a cutícula.
Bom, eu ja tinha feito as mãos uma vez aqui, e explico era uma situação de emergência porque era para o dia do meu casamento e nessas horas não se pensa em dinheiro, paguei 20 euros (sim, vinte euros, 60 reais, sessenta!!) e ficou até que bom. Sim, porque além da "qualidade" ser horrível, custa muito caro.

Dessa vez tomei coragem e fui no salão que tem embaixo da minha casa, também porque vi que o preço e não estava mal (7 E). Cheguei e fui logo perguntando se ela tirava a cutícula, errei, ela não gostou da pergunta e já ficou irritada e então pensei -"Esta não só vai tirar a cutícula, como também um pedaço do dedo"... Mas como eu estava decidida e com muita paciência, esperei a minha vez.

Então ela começou, pegou um baldinho e o cortador (sabe Deus quando foi esterelizado) e com uma velocidade record empurrou a cutícula e a tirou. Foi tudo em 5 minutos e eu não falei nada porque pensei:- vai ver que esta é uma técnica e depois fará os retoques, não pode ser só isso, é quase igual a antes! Mas era só isso e ela me perguntou se eu ja tinha escolhido o esmalte.

ESMALTE??

-Mais qual? pensei. Tinha 3 ou 4 e todos duros e no finzinho. Bom, escolhi um clarinho porque tive medo do que poderia ser um vermelho.Ela passou (sempre tudo muito rapidinho) e tirou os cantinhos com a sua unha do polegar, quando ela disse "é finito ".

Meu sangue brasileiro falou mais alto e rodei a baiana. Perguntei se realmente ela tinha acabado, se era "isso" o que ela chama de manicure, aonde ela tinha aprendido fazer assim tão mal e se sinceramente olhando as minhas mãos ela achava que era um "trabalho" decente!

Ela respondeu com muito ódio no olhar que sim, que achava um bom trabalho e que se eu queria melhor, era para voltar para o meu país e fazer com uma manicure do meu país.

Depois mandei ela para "aquele país ", fiz ameaças dizendo que o meu marido era iraquiano e que estamos todos muito decepcionados com a Itália e que precisamos "desabafar" de algum modo.

Fiz varios tipos de ameaças, peguei a acetona e passei nas unhas (ardeu, ela tirou bifinhos. -italiana maledetta!).

Depois fui embora e no caminho pensei nas manicures do meu país... Pensei no salão da D. Iraci, o quanto era bom chegar alí e esperar a vez tomando um cafezinho e lendo a revista Caras e depois... a massagem nas mãos, nos pés... ah, vida de rainha!!!!

Todas as fofocas da novela ou quando esauridas, a vida de cada uma, os filhos, as últimas técnicas de manicure...

Oh, Brasil amado de gente sofrida e feliz e de mulheres com as mãos mais bem feitas do mundo!!!

Saudades...

de ter o Brasil em minhas mãos!


Luci Macedo , Milão - Italia

3 comentários:

Thais Aguiar disse...

Este é um dos textos que mais gosto, em meio a tantos assuntos sérios está este "circulador de ar" que faz a gente rir e visualizar a cena como num filme... a narrativa é perfeita e divertidíssima, com isso a identificação se torna imediata. Um texto para ler com um risinho no canto da boca, onde a cada frase os dentes queres se mostrar!!

Luci Macedo disse...

Querida Thais,
aprendi a importancia das cuticulas bem feitas com os cantinhos bem pintados com voce.
Esteja aonde estiver voce expressa com Integridade e graça a linguagem das tuas maos.

Anônimo disse...

Uma das coisas de q gosto na íntegra é q a gente sempre encontra um texto delicioso q ainda não tinha lido, como este... adorei e assino em baixo
Miriam
Ah... acabo de fazer - eu mesma - as minhas unhas ... levei só 90 minutinhos ;-)