A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

sábado, 10 de novembro de 2007


A hora certa de engravidar: esta é uma questão contemporânea. Hoje, com a variedade de métodos contraceptivos, a mulher e seu parceiro são livres para decidir sobre o melhor momento de ter um filho. Mas, e quando este momento vai sendo adiado? Existe uma idade ideal para engravidar?
Segundo especialistas, fisiologicamente, a idade mais indicada para a mulher engravidar é entre 20 e 29 anos. A partir de então começam as dificuldades, que se acentuam após os 40 anos. Acontece que a fertilidade feminina começa a cair por volta dos 25 anos e tem declínio importante depois dos 35 anos. Isto porque pelo fato de as mulheres estarem engravidando cada vez mais tarde, os médicos constataram que os riscos da gravidez não aumentam dos 25 anos aos 30 anos. Apenas após os 35 anos uma gravidez é considerada de risco. Além de poderem ter mais dificuldade para engravidar, as mulheres a partir dos 35 anos, uma vez grávidas, estão mais sujeitas a sofrer abortos espontâneos. Por isso, recomenda-se que a mulher procure seu médico ginecologista assim que a menstruação atrasar ou suspeitar da gravidez.
Os abortos espontâneos podem ser devido a alguma malformação no embrião. Um caso relativamente comum de malformação é a síndrome de Down, que é causada por uma alteração nos cromossomos. Por outro lado, mulheres com mais de 35 anos estão mais propensas a ter gêmeos ou trigêmeos. Todos estes casos podem ser detectados através de exames, como o ultra-som. Feito nos primeiros meses, o exame pode detectar ainda o tempo de gravidez com erro de apenas cinco dias.
Mas até que ponto é realmente arriscada uma gravidez após os 35 anos?
Os médicos dizem que a partir desta idade os riscos de sofrer algum tipo de complicação são maiores. Por isso, aconselham às mulheres que pretendem ter filhos depois dos 35 anos, que procurem o médico antes de engravidar. E, claro, façam corretamente o pré-natal. Assim, os riscos da gravidez podem ser bastante reduzidos e controlados.
Portanto, se você pretende adiar a gravidez, quiser esperar um pouquinho mais para ter filhos ou, simplesmente, engravidar depois dos 35 anos: procure seu médico para um gestação e um bebê saudáveis!
Alice Peixoto

Nenhum comentário: