A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Räbelicht


A paisagem lá fora me lembra um dos personagens do filme American Beauty tentando descrever a beleza. Ele observava um saco plástico levado pelo vento do outono, no meio a folhas já alaranjadas pela estação. Neste momento, sem querer desprezar a sutil definição de beleza da cena, dispenso o saco plástico e sua dança. Observar as folhas no chão já tá lindo demais. Elas correm, rodopiam e juntam-se, enfeitando a minha calçada. E meus olhos.
Outono de verdade é isso aí, tempo de ventania e de ruas repletas de folhas vermelhas, amarelas e/ou laranjas. As velas começam a reaparecer pelas janelas, trazendo a sensação de calor e aconchego.Além disso, há celebrações que tornam essa época ainda mais especial , como por exemplo, o Räbelicht, o desfile de lanternas feitas de nabo.
A tradição vem da época em que o nabo era um alimento básico na Europa e tinha a mesma importância que a batata tem hoje em dia. O desfile surgiu como uma forma de agradecer as colheitas. A celebração também representava (e representa) luz e calor. Os romanos e os celtas acreditavam que essas lanternas espantavam os espíritos dos mortos durante a escuridão dessa época do ano. Por isso os rostos esculpidos nos nabos.As festas dos celtas e romanos Samhain e Pomona se transformaram a partir do ano 835 D. C. no Halloween. Nos países de língua alemã, o Räbelicht ainda é celebrado, utilizando os poucos nabos produzidos hoje em dia.
Como são feitas as lanternas? Primeiro cava-se todo o nabo. Em seguida, com uma faca afiada esculpi-se estrelas, luas, etc. na parte exterior. Faz-se três furos no nabo por onde passara o barbante e este é preso a uma vara e assim a lanterna será carregada durante o desfile. Dentro do nabo põe-se uma vela.
As lanternas são carregadas pelas crianças pelas ruas escuras de novembro. A eletricidade das ruas é propositalmente desligada nessa noite. Sendo assim, só as lanternas iuminam o crepúsculo, o que gera um visual muito bonito. Depois do desfile as lanternas são deixadas nas janelas até suas velas se apagarem.
Antigamente era a família que fazia a sua lanterna para o desfile. Hoje em dia, elas são feitas nas escolas. Por que se usa abóbora em vez de nabo nos Estados Unidos? Porque quando os colonos irlandeses chegaram ao novo continente não conseguiram arranjar nabos e adaptaram-se ao que havia: abóboras.
Magda Hammer - Alderley Edge, Inglaterra

2 comentários:

Lis Aguiar disse...

Magda! Adorei o post! Mas me fala uma coisa, essa tradição é na Inglaterra ou Suiça?! Quanta importância tinha o nabo né?! Adorei saber...
Beijão

Anônimo disse...

Oi Lis, é uma tradiçao dos paises de lingua alema, Suiça por exemplo. Na Inglaterra eles comemoram o Halloween. bjs

Magda