A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 19 de junho de 2011

JR – O artista com a maior galeria de arte do mundo


Um belo dia, ainda adolescente, JR (na foto ao lado), artista francês que nunca revelou seu verdadeiro nome, achou uma camera fotográfica no metro de Paris, resolveu viajar pela Europa e registrar o trabalho de artistas de rua, pintores e grafiteiros que usavam como tela as façadas e paredes dos prédios das cidades onde viviam. Após esta jornada ele volta a Paris e decidi exibir nas ruas e topo de prédios os retratos dos artistas que conheceu.

Entre 2004 e 2006, JR cria “Portraits of a Generation” (fotos abaixo), retratos em formato gigante de jovens marginais dos subúrbios de Paris exibidos em distritos pobres da cidade, o projeto inicalmente de caráter ilegal impressiona tanto que a prefeitura da cidade de Paris resolve torná-lo oficial colocando as fotos em seu prédio. Por trás de seus primeiros projetos, o ideal que tornou a marca registrada do artista: “a melhor galeria de arte do mundo são as ruas onde é possivel atingir pessoas que nunca vão a museus.”




Em 2007, com o parceiro Marco, concebe e realiza o projeto “Face2Face” (fotos e vídeo abaixo), segundo ele, “a maior exibição fotográfica ilegal de todos os tempos”.  Enormes retratos de Palestinos e Israelitas,face a face são exibidos em oito cidades de Israel e da Palestina e nos dois lados da cerca de segurança que separa a fronteira entre as duas nações. As mesmas fotos são exibidas também mais tarde nas ruas de Paris.





Em 2008, JR embarca numa longa viagem internacional, passando pela África, Brasil, Cambodia e Índia, da qual nasce o projeto “Women” (fotos abaixo) onde retrata a dignidade de mulheres imersas em conflitos sociais. Além de exibições das fotos, o projeto também deu origem ao documentário “Women are Heros” produzido pelo próprio JR.







No projeto  “Wrinkles of the City” (fotos abaixo) JR retrata a expressão da memória e da história de uma cidade através das rugas de seus habitantes mais idosos. O projeto, iniciado em Cartagena na Espanha, foi realizado também em Shangai como parte da bienal do “The Shanghai Art Museum” em 2010.







No seu mais recente projeto, “Unframed” (fotos abaixo), o fotógrafo reinterpreta em formato gigante fotos escolhidas de fotógrafos importantes, exibidas sem “frame” em prédios de cidades como Vevey na Suiça e Grottaglie na Itália.






JR se auto-define como um ativista urbano e cria o que se chama arte pervasiva, que se espalha, sem convites, por bairros pobres de Paris, favelas do Brazil, paredes do oriente médio, pontes destruidas na África. Segundo ele, “pessoas que frequentemente vivem com o mínimo necessário descobrem algo abolutamente desnecessário. E eles não apenas veem mas fazem, algumas senhoras tornam-se modelo por um dia, crianças tornam-se artistas por uma semana. Neste cenário artístico não existe um palco que separe o ator dos expectador.”

“É claro que meus projetos não mudaram o mundo, diz JR, mas às vezes uma única risada em um lugar inesperado faz você sonhar que poderia”. Nem todo mundo partilha desta opinião e JR é o mais novo recipiente do prestigiadíssimo TED Prize que tem como slogan “Wishes big enough to change the world” (desejos grandes o suficiente para mudar o mundo). O TED Prize é um prêmio filantrópico oferecido todos os anos a indivíduos excepcionais cujo trabalho é reconhecido pelo potencial de transformação social. O prêmio de 100.000 dolares deve ser utilizado para a realização de um projeto humanitário que venha a tornar realidade o desejo para mudar o mundo expresso pelo vencedor. Ao indivíduo premiado são concedidos vários meses de preparação até a cerimonia oficial de premiação durante uma TED Conference, onde o desejo é revelado publicamente. O desejo de JR, revelado na cerimônia de premiação em Março de 2011 (vídeo abaixo) --

"I wish for you to stand up for what you care about by participating in a global art project, and together we'll turn the world...INSIDE OUT." (Eu desejo que você manifeste (defenda) o que é importante para você participando em um projeto de arte global, e juntos nós vamos virar o mundo... de dentro pra fora)

-- deu origem ao projeto "Inside Out" onde qualquer um pode participar do movimento e ajudar a realizar o sonho de JR.


Já chamado de “Cartier-Bresson do século 21”, polêmico e controverso, JR cria um trabalho não só de proporções, mas de impressões, impacto e humanidade gigantescos. Visite os sites do “photograffeur” (em francês combinação dos termos fotógrafo - photografe - e grafiteiro - graffeur) e de seus projetos e impressione-se com sua criatividade e trabalho na maior galeria do mundo.


http://jr-art.net/
http://face2faceproject.com/
http://womenareheroes-lefilm.com/
http://www.tedprize.org/
http://www.insideoutproject.net/


Cristina Pereira – Winterthur, Suiça

2 comentários:

Cecilia Zugaib disse...

Tinha trabalho dele na ArtBasel. Trabalho bem interessante, bem pop. Eu gosto.

Cris disse...

O meu projeto preferido e o Face2Face, toda a ideia e fantastica, e a forma como eles conseguiram realizar tbem. Talvez as fotos nao sejam tao boas quanto as dos outro projetos, nem a grandiosidade das instalacoes, mas acho que o significado e mais profundo. E ele e figuraca, adorei a introducao dele no anuncio do desejo no TED conference.