A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Martha Graham

Estou com o forte pressentimento que 2011 é o ano das artes na minha vida e mais especificamente, da dança. Tenho lido e me interessado por ballets, danças modernas, expressões corporais de distintas culturas. Toda semana me dá uma vontade de fazer algo com o meu corpo, utilizá-lo, sacudí-lo, balançá-lo, retorcê-lo, ir ao seu limite.
Noto que nessa nossa era informática, onde passamos o dia todo na frente do computador trabalhando, nos comunicando com o mundo digitalmente e adquirindo informação, pouco mexemos o nosso corpo. Parece até que já atrofiamos uns músculos. Comecei a querer fazer dança afro, a me diverter com essa tal zumba, a frequentar novamente o tango, a ir ao teatro ver performances, a ler sobre o tema…
Eis que abro ontem, 11 de maio, o google e me deparo com uma animação tão bonita e singela, lembrando-me da data do nascimento de Martha Graham, a bailarina e coreógrafa norte-americana de dança moderna, cuja influência no mundo da dança é inquestionável. Nem lembrava mais dela…
Comecei a procurar mais informação sobre a sua vida na internet, ver os seus videos e entrevistas no You Tube… Que delicadeza, quanta expressão, fazer do corpo a sua maior obra-prima…Infelizmente não dava para sair dançando no trabalho às sete da manhã, a tentar expressar a minha alma através do meu corpo, coisa que Martha fez tão bem na sua carreira. Arrisquei uns pulinhos no meu caminho à máquina de café, mas fiquei por aí, com o corpo o dia todo quieto, acomodado na cadeira, em frente ao computador. Foi a minha cabeça que dançava o dia todo, inspirada por Martha Graham.

Cecília Zugaib - Zurique, Suíça






Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo video, Cecília!
Eu te entendo perfeitamente. Também fui "mordida" pela fascinação pela dança nos últimos anos. Por isso, te dou uma dica: o filme PINA de Win Wenders!!!! Vc assistiu?
Assistir a esse filme em 3D no cinema foi uma das melhores experiências da minha vida. Fiquei completamente tocada e chorei como uma criança simplesmente pela sensibilidade do filme. Afinal. é filme de gênio sobre gênio. Espetacular! Aqui vai o link do trailer: http://www.youtube.com/watch?v=cXpFD7gi8R0.
Um abraço,
Patrícia Flores