A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

sábado, 19 de dezembro de 2009

Vergonha alheia - Lis Aguiar

Impressionante! Educação e gentileza nos dias de hoje são vistas como prêmios e são comemoradas como atitudes inéditas. Após algum tempo morando fora, me deparei com várias coisas que antes faziam parte da minha rotina. Como ligar a TV e ouvir o noticiário: “em 24 horas foram registrados 23 assassinatos na Bahia”, em seguida: “após a selvageria e as atrocidades cometidas pela torcida ensandecida do time Coritiba – coxa, atacando e agredindo as pessoas após perder o campeonato, uma mulher que passava num ônibus foi atingida por uma bomba lançada pela torcida e perdeu três dedos”, e ainda: “políticos flagrados recebendo propina e colocando o dinheiro nas meias, calças, onde for...” Tentei desligar a TV, pensando se poderia com mais, porém para finalizar a edição do jornal, ouvi “flagrante de gentileza – dois pedreiros ajudam uma cadeirante a sair de uma calçada sem rampa!”. Flagrante de gentileza?

Meu Deus, em meio a tantas atrocidades e notícias indigestas, quer dizer que uma pessoa ajudar a empurrar uma cadeira de rodas por alguns minutos é um ato que merece uma notícia na TV? Onde estão os valores, a consciência e o dever das pessoas? Isto deveria ser uma obrigação para com o próximo, um dever, e não um favor transformado em uma manchete.

Absurdos a parte, não é novidade nenhuma que nosso país está sendo engolido cada vez mais por uma violência que só cresce, por atitudes cada vez mais mesquinhas, onde as pessoas estão mais e mais fechadas em seus mundinhos particulares. Ainda que tenhamos os voluntários, as ONGs preocupadas em fazer algo melhor, mas principalmente as pessoas que pensam em fazer um pouquinho, ainda que isto seja agir com educação e solidariedade.

Então, quando repentinamente surgir uma vontade de fazer algo bom, por menor que seja, fará a diferença. Não deixe esse momento passar, simplesmente faça. Indispensável dizer o que isso também fará por você.
Lis Aguiar - Curitiba, Brasil

Um comentário:

Gustavo disse...

Vergonha eu senti foi da gravatinha Rosa dele. rss