A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Please, have a heart. Thank you. - Lis Aguiar

Londres é uma cidade fria.

Milhares de pessoas de todos os lugares possíveis e inimagináveis do mundo habitam nesta cidade. Rostos, expressões, olhares, não olhares, melhor dizer...

É muito claro o que se passa em Londres, um grande centro urbano abrigando milhoes de pessoas em busca de algo, que na maioria das vezes nem elas sabem o que é.

Passeando pela Bienalle em Veneza no início de agosto, visitei uma exposição que mostrava placas, pedaços de papel com frases de várias cidades do mundo. Muito interessante, pena que não consigo lembrar agora de outras, mas o que mais me chamou a atenção foi um pedaço de papel escrito por alguém em Londres:

PLEASE, HAVE A HEART. THANK YOU.

Um contraste cultural gigantesco, super educação x falta total de, estrangeiros x preconceito velado (as vezes declarado – lembrei de uma situação que vivi no meu primeiro dia de trabalho num restaurante, quando respondi ao manager que eu era brasileira, ele irônica e educadamente disse “The brazilian invasion...”, retruquei dizendo: “Don´t forget Poland as well”, afinal naquele restaurante mais da metade eram poloneses. Enfim, contraste de religiões, culturas, sotaques, trejeitos, manias esquisitas, línguas, sotaques, grunhidos, e mais um milhão de coisas.

Viver em Londres não é difícil, mas eu não diria que é fácil. Opções culturais pra dar e vender, você pode ter uma opção todos os dias da semana, sem enjoar de nada. Mais? Comidas dos mais variados tipos, cores e sabores, coisas que talvez um dia eu nem poderia imaginar, se ao menos não tivesse visto e comido. Alimentos orgânicos, ovos free range, esses merecem um comentário a parte.

A razão impera em Londres. Pounds, pounds, pounds.
Certo x errado. Certo sempre. Correto. Ponderado. Educado. Polido. Agradável. Formal. Individual. É, individual.
A impressão que tenho as vezes, é que boa parte das pessoas vive em grandes geladeiras, e que cada vez que abro, ouço: Sorry. Thank you. Sorry. Excuse me. Sorry. Please. Sorry. Sorry. Sorry.

Have a heart. Thank you.

Lis Aguiar - Londres, Inglaterra

Nenhum comentário: