A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O melhor Latte Machiatto de Zurique

Ai machiatto, eu vejo uma eterna promessa de felicidade em ti! Tua espuma com cara de chantilly me faz lembrar as gulosises da infância. O leite quentinho aconchega e quando se encontra com aquela faixa escurinha de café prova que a miscigenação é beleza pura.
Você pode achar que eu estou viajando, mas tenho certeza que muitas mulheres concordam comigo. Aliás, é comprovado que a maioria das mulheres toma Latte Machiatto quando vai a um café.

Em busca do perfeito pingado, o jornal Tagesanzeiger contratou dois baristas conceituados de Zurique: Kurt Bauer e Armin Luginbühl. Eles tiveram a árdua tarefa de degustar Latte Machiattos em seis cafés diferentes no centro da cidade e classificá-los.
A reportagem é do dia 27 de maio de 2009. A classificação foi a seguinte:


Schwarzenbach, Münstergasse 17, 5.40 francos, 87 pontos
Belcafé, Bellevue, 5.70 francos, 77 pontos
La Stanza, Bleicherweg10, 5 francos, 76 pontos
Sprüngli, Pareplatz, 7.00 francos, 69 pontos
Infinito, Sihlstrasse 20, 5.80 francos, 51 pontos
Schober, Napfgasse 4, 6.80 francos, 49 pontos

Além da temperatura, sabor e qualidade do café foram avaliados o serviço do local e a aparência da bebida.
Bom, eu conheço a maioria dos locais acima e concordo com o que li na reportagem. Nela é dito, por exemplo, que o machiatto do Infinito tem muito leite e que o da Sprüngli também, mas é coisa linda. No Schober eu nunca provei, pois quando vou lá é para exagerar nos doces e não no café: peço espresso com adoçante ao lado de uma imensa torta de chocolate. Ridículo, não? Mas qual mulher nunca fez isso? Os especialistas dissseram que o machiatto lá deixa um gosto de pelica na boca.

Adoro o ambiente do Schwarzenbach, com sua cara e cheiro de espresso, sofisticadíssimo.
E por essa razao acabo ficando no cafezinho quando passo por ali. Acredito que o machiatto deles deve ser muito bom, mas acho um pecado misturar qualquer coisa no café naquele lugar totalmente especializado em grãos de café. Evito até o açúcar.

A reportagem não citou o Starbucks, pioneiro e especialista em misturar café com todos tipos de leite, cremes e sabores. Apesar do copo ser imenso, o machiatto deles é uma delícia e você pode criar o seu "drink" do jeito que quiser. Fora isso, meu Chris, que também entende de café, continua defendendo "o pingado chique" da rede americana como o melhor do gênero: pela qualidade do café, temperatura do leite e a consistência da espuma.

Então, alguém aceita um cafezinho? Ou melhor, um cafezão...


Magda Hammer (Zurique, Suíça)

Nenhum comentário: