A Revista Íntegra, após cinco anos de publicações, chega ao fim.
Convidamos você a conferir esta última edição. Saiba mais...

domingo, 1 de junho de 2008

Wikipedia


Sou do tempo em que enciclopédias eram objetos de difícil acesso, caros e que pertenciam ao reino dos estudantes, ou dos estudiosos. Livros grandes, pesados, com capas sisudas, de aspecto tradicional. Creio que consultar enciclopédias não fosse um hábito freqüente, mesmo que muitas famílias as tivessem em casa. Eu, mesmo tendo estudado muito e por longos anos, nunca tive o hábito ler este tipo de livro. Mas o desenvolvimento da tecnologia da informação e a internet criaram mais uma grande revolução, a revolução do acesso e da troca de conhecimento.

Para quem não conhece, na internet existe uma coleção de páginas, chamada Wikipedia, contendo artigos sobre as mais diversas áreas do conhecimento humano. A Wikipedia, chamada de Enciclopédia Livre, num conceito moderno, está disponível em 257 idiomas, e apresenta mais de 7.5 milhões de artigos. O maior conteúdo se encontra nas versões em inglês (mais de 2.360.000 artigos) e alemão (mais de 745.000 artigos). A versão em português apresenta atualmente mais de 376.000 artigos.
O conceito moderno refere-se não somente à facilidade e velocidade de acesso ao conteúdo, mas principalmente à forma como este é adicionado à enciclopédia. Na Wikipedia, qualquer um pode adicionar novos artigos, modificar e ampliar artigos pré-existentes. Este conceito, chamado “Wiki”, caracteriza qualquer rede de páginas web, contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, ou qualquer outro programa capaz de ler páginas em HTML e imagens.
Nos moldes da Wikipedia existem outros projetos, todos hospedados pela Wikimedia Foundation (organização não-governamental situada em São Francisco, nos EUA): (i)Wikinews; (ii)Wiktionary; (iii)Wikiquote; (iv)Wikibooks; (v) Wikisource; (vi)Wikispecies; (vii)Wikiversity. A Wikibooks apresenta uma coleção de livros e textos didáticos de conteúdo aberto, enquanto a Wiskisource contém uma biblioteca com livros e textos de domínio público (atualmente 106.397 textos na versão em inglês e 16.304 na versão em português).
Ainda que exista certa controvérsia e preocupação, principalmente relacionada ao fato de que qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo, a Wikipedia é um grande sucesso. Atualmente a enciclopédia é não somente o maior trabalho de referencia geral disponível na internet, mas também o de mais rápido crescimento e popularidade - a versão inglesa esta entre as dez páginas web mais visitadas do planeta.
Eu, com minha eterna sede de conhecimento, acho a Wikipédia uma das melhores criações da internet. Imagino que, todos os que por curiosidade se deixaram levar pelo fluxo aleatório de conhecimento que as páginas propiciam, já experimentaram a delicia de surpreender-se com esta moderna fonte de informação. O conteúdo da enciclopédia e extensivamente “cross-linked", i.e., na descrição de um determinado assunto, conceitos que também possuem uma página descritiva na Wikipedia, podem ser acessados através dos links. E é uma grande diversão descobrir as informações mais interessantes e curiosas (às vezes aquelas bem inúteis, mas que tornam a vida mais leve) que a pessoa jamais pretendeu ou imaginou saber quando entrou na Wikipedia para pesquisar o seu assunto de interesse.

Para terminar vou dar um exemplo divertido desta maravilha que é a Wikipedia. Um dia destes resolvi ampliar meu conhecimento sobre o tema “Magical Realism”. Encontrei na versão em inglês tudo (e muito mais) que podia imaginar sobre o assunto. Mas a minha curiosidade, razões subjetivas e componentes aleatórios, me levaram à página que descreve o conceito de “serendipity”. Por sua vez esta me levou a descobrir, entre clics, e clics, que os efeitos do LSD (Lysergic acid diethylamide) foram descobertos serendipitously (casualmente) pelo químico Albert Hofmann, na Suíça (onde fiz pesquisa, em Química, por anos) no dia em que ele ingeriu acidentalmente uma pequena quantidade do composto que acabara de sintetizar e notou sua própria alteração psíquica. Três dias depois, Hofmann resolveu ingerir voluntariamente 250 microgramas de LSD para testar mais a fundo os efeitos do composto. Sentindo-se muito mal com os primeiros efeitos da droga, teve que ir para casa, escoltado pelo assistente de laboratório, no seu habitual meio de transporte, a bicicleta.

Na bicicleta, teve o que foi registrado como a primeira "viagem de ácido" da história: delírios e alucinações terríveis, e alterações psicológicas que permaneceram até o dia seguinte. Esta data marca o nascimento da célebre droga que fez tantas famosas almas artísticas delirarem e produzir aclamadas obras e tantas outras almas se perderem no caminho. Entre os que usaram a droga pelo prazer de experimentar as viagens psicodélicas, este dia, 19 de abril de 1943, ficou conhecido como “Bicycle Day”. Para minha surpresa e diversão, “the Bicycle Day”, 19 de abril, é exatamente a data de aniversário do meu namorado, também cientista na Suíça, que vive na bicicleta, e assim como Hoffman, usa a magrelinha todo santo dia para ir e vir do laboratório. Mas que, para meu alívio, ufa, não usa LSD ;-) !
Para experimentar uma “grande viagem”, no conhecimento humano, visite uma hora destas a Wikipédia - http://wikipedia.org/ – relax and enjoy!!!!

Cristina Pereira, Roma - Itália

P.S.: todas as informações históricas contidas neste artigo foram obtidas na Wikipedia em inglês, http://en.wikipedia.org/, onde as referências originais podem ser encontradas.

Um comentário:

Anônimo disse...

confesso que sou viciada pela wikipedia. todo dia eu abro, leio as manchetes de noticias, vejo o que aconteceu no dia, quem morreu e nasceu nesse dia e se tenho tempo, leio o tema do dia.
A minha empresa implantou o wiki como meio de organizar o conteudo a ser dividido na empresa: templates de relatorios, de apresentacoes, de white papers, etc.
Nao levo tudo que leio a serio porque muitas vezes ha uma propaganda implicita no conteudo. Mesmo assim tudo que nao sei ou que quero saber mais nem vou no google. ja vou direto na Wikipedia e leio mais sobre as minhas bandas preferidas ou refresco o conteudo didatico de marketing...
We love wikipedia!
Cecilia